Notícias
Operação de Fiscalização
Receita apreende 46 toneladas de mercadorias no Porto do Rio
Em conseqüência do fechamento do Porto de Itaguaí, alguns navios procedentes da China mudaram suas rotas para descarga de mercadorias. A fiscalização da Alfândega do Porto do Rio desencadeou a operação Mudança de Rota, com a conferência de quatro contêineres, com 46 toneladas de mercadorias, constatando a prática de falsa declaração de conteúdo e a importação de mercadorias falsificadas.
Na documentação das cargas estava informado que eram guarda-chuvas, cintos, lâmpadas de natal e chaveiros, mas foram encontrados pela fiscalização itens de informática, tais como IPod`s, acessórios para MP3, CDs com software para MP3, e também óculos , tênis, bolsas, carteiras, relógios e camisas de diversas marcas famosas como Nike, Louis Vuitton, Armani, Gucci, Dolce Gabana, Rolex, entre outras, totalizando 46 toneladas.
O valor total das mercadorias apreendidas está estimado em R$ 11 milhões. A operação Mudança de Rota é um desdobramento da operação Metamorfose, realizada no Porto de Itaguaí.
ENTREVISTA COLETIVA
Os detalhes das apreensões serão informados em coletiva hoje, às 14h30, na Alfândega da Receita Federal no Porto do Rio de Janeiro. Por medidas de segurança, pede-se chegar com 30 minutos de antecedência. Agendamento para acesso até o meio-dia pelos telefones (21) 3262-7102 ou 3262-7103. Mais informações com a Superintendência Regional da Receita Federal 7ª RF, Assessoria de Imprensa, Iasmin Kamacho, (021)3805-2349, Iasmin.kamacho@receita.fazenda.gov.br.