Notícias
IRPF
Receita já recebeu 1,8 milhão de declarações de IR 2006
A Receita Federal recebeu até as 18 horas desta terça-feira (14) 1,8 milhão de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006 (ano-base 2005), o que corresponde a aumento de 12,5% na comparação com igual período do ano passado.
Ontem, foi registrado o dia de maior movimento desde a abertura do prazo, em 1º de março. Foram entregues 212 mil declarações. Por hora, em média, cerca de 10 mil contribuintes têm declarado seus rendimentos do ano passado.
E-mails falsos
A Receita Federal alerta para que os contribuintes não abram nem respondam e-mails de origem desconhecida. Casos desse tipo aumentam durante o período de entrega da declaração do IR. A Receita esclarece ainda que não envia e-mails sem autorização do contribuinte.
As mensagens são transmitidas por quadrilhas especializadas em crimes pela internet. Os criminosos tentam obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte.
Para dar maior credibilidade à informação, os fraudadores utilizam nomes e timbres oficiais. Estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores utilizados.
Veja como proceder caso receba mensagem deste tipo:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e
3. excluir imediatamente a mensagem.
Para obter mais informações sobre a fraude, o contribuinte pode procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).