Notícias
Operação de Fiscalização
Receita faz grande apreensão de contrabando em Pelotas
Após dois meses de investigação, a Receita Federal apreendeu em Pelotas (RS) mais de R$ 1 milhão em mercadorias contrabandeadas. A ação ocorreu de 29 de novembro a 1º deste mês. Foi a maior apreensão de contrabando dos últimos dez anos na região sul do Rio Grande do Sul.
As mercadorias foram apreendidas em três depósitos e numa loja que vende produtos a R$ 1,99, todos os locais pertencentes a um mesmo dono. Entre os objetos estavam relógios, filmes para máquina fotográfica, óculos piratas, brinquedos e artigos de bazar.
Foram apreendidos 1.200 volumes, o que equivale a aproximadamente 20 ônibus de sacoleiros. Junto às mercadorias contrabandeadas foram encontradas também mercadorias nacionais, que não foram apreendidas por estarem em situação regular.O proprietário não tinha documentação fiscal e suspeita-se de que as mercadorias eram provenientes do Paraguai.
Segundo Roberto Valentini, auditor-fiscal em Pelotas, após as investigações, a Receita descobriu que muitos sacoleiros, usados como laranjas, eram pagos por grandes vendedores para comprar produtos no Paraguai e atravessar a fronteira. Essas mercadorias eram, então, revendidas para os camelódromos da Zona Sul a preços baixos, devido ao não pagamento de uma série de impostos.
O dono das mercadorias foi preso em flagrante por copiar CDs e DVDs e responde a inquérito policial. A operação contou com apoio da Polícia Federal, da Secretaria da Fazenda Estadual e da Brigada Militar. Ao todo participaram 14 funcionários da Polícia Federal, quatro auditores e nove agentes da Brigada Militar.