Notícias
Operação de Fiscalização
Alfândega de Santos apreende 320 mil óculos declarados irregularmente
A Alfândega do Porto de Santos, em procedimento para identificar e impedir a movimentação de cargas à margem dos controles aduaneiros, apreendeu 320 mil óculos, de correção e de sol, declarados falsamente como guarda-chuvas e avaliados em R$ 900 mil. Ao analisar as mercadorias acondicionadas no container, a ação fiscal encontrou 774 caixas de óculos e constatou que o conteúdo da carga divergia do que foi efetivamente declarado, caracterizando, portanto, a falsa declaração de conteúdo.
Os óculos foram embarcados no porto de Ningbo (China), transportados pelo navio Lica Maersk, com destino ao porto de Itaguaí (Sepetiba), mas descarregado em Santos. Posteriormente, a carga seria embarcada no navio Aliança Ipanema. A mercadoria encontra-se depositada no Recinto Alfandegado Libra T37.
Essa é segunda maior apreensão de óculos já feita pela Receita Federal em Santos/SP, sendo que o recorde ocorreu no mês de junho deste ano com o montante de 470 mil pares de óculos apreendidos. A Alfândega da Receita Federal em Santos reforçou suas equipes de vigilância e repressão e a FERA, Força Especial de Repressão Aduaneira, vem operando de maneira ainda mais integrada com a Divisão de Repressão ao Contrabando da Superintendência da Receita Federal em São Paulo.
Maiores detalhamentos poderão ser obtidos, hoje, 08/08/06, às 14h30, no Gabinete do Dr. José Guilherme Antunes de Vasconcelos, Inspetor da Alfândega do Porto de Santos (Edificio-sede, Praça da República, s/nº- 2º andar).