Notícias
Institucional
Receita recebe novo prêmio internacional nos EUA
Depois de receber vários prêmios nacionais e internacionais pelo desenvolvimento do programa de entrega de declarações das pessoas físicas e empresas pela internet, a Receita Federal volta a ser premiada pelos avanços tecnológicos alcançados nos últimos anos.
Dessa vez, o órgão brasileiro conquistou o primeiro lugar do prêmio Melhores Práticas de Inteligência Corporativa, na categoria Desenvolvimento de Portais Corporativos, promovido pela MicroStrategy World, com sede nos Estados Unidos.
É a primeira vez que um órgão ou uma empresa brasileira recebe essa premiação. O anúncio foi feito durante a quarta edição do evento, realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em Las Vegas, quando foram discutidos temas relacionados à inteligência corporativa.
O sistema premiado é utilizado como ferramenta interna para subsidiar decisões da alta administração da Receita, formada pelo secretário, secretários-adjuntos, coordenadores, superintendentes, delegados e inspetores.
O aplicativo tem armazenado cerca de 600 milhões de registros, o maior banco de dados do mundo, de acordo com a Coordenação-Geral de Tecnologia da Receita. As informações são acessadas por cerca de dois mil usuários.
“A premiação foi alcançada justamente pela capacidade de suportar com segurança expressivo volume de dados e a possibilidade de dispô-los de forma consolidada em um único data warehouse”, afirma o coordenador-geral de Tecnologia, Vitor Almeida. “Essa solução incrementou a tomada de decisão e ajudou a identificar irregularidades e fraudes”.
O sistema permite que o corpo gerencial da Receita acompanhe, por exemplo, informações relacionadas à arrecadação de impostos. São mais de 300 relatórios diferentes extraídos de um banco de dados que fornece as mais diferentes visões.
A ferramenta faz com que a Receita esteja capacitada a identificar irregularidades e analisar pagamentos de impostos, apurando possíveis fraudes e fornecendo informações para o Orçamento-Geral da União. “É um projeto que encontra poucos similares no mundo”, afirma o coordenador.
A entrega do prêmio à Receita será feita na manhã desta quarta-feira pelo vice-presidente da MicroStrategy World, Juan Bargagna, e pelo diretor-geral da empresa no Brasil, Flávio Boulieiro. Às 11 h30, o coordenador-geral de Tecnologia da Receita, Vitor Almeida, e os representantes da empresa americana vão estar à disposição dos jornalistas, na Sala de Briefing do Comitê de Imprensa do MF (térreo).
Assessoria de Imprensa da SRF