Notícias
IRPF
Beneficiários do INSS podem retificar declaração até dia 15
A Receita Federal informa que os beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), inclusive os idosos com mais de 60 anos, que enviarem a declaração retificadora do Imposto de Renda até dia 15 terão mantido a data de entrega do documento original. Os que fizerem a retificadora depois dessa data perderão a chance de estar nos primeiros lotes.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o objetivo é fazer com que os beneficiários não sejam prejudicados no resgate da restituição. O primeiro lote deste ano – num total de sete – será liberado em 15 de junho e o último em 15 de dezembro.
A medida foi tomada porque os comprovantes de rendimentos foram emitidos pelo INSS sem levar em conta o redutor de R$ 100, aplicado na tabela do IR entre agosto e dezembro do ano passado. A estimativa é que cerca de 1,3 milhão de beneficiários tenha recebido o comprovante de rendimento com erro.
IR das empresas
Entrou no ar nesta segunda-feira (2), na internet, o programa para Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ). A Receita estima que cerca de 2,5 milhões de empresas, que optam pelo lucro real ou presumido, estão obrigadas a entregar o documento até 30 de junho.
Já a prestação de contas das inativas e as optantes do Simples devem apresentar a declaração em 31 de maio, cujos programas estão disponíveis na internet desde janeiro.