Notícias
Institucional
Instituto elogia atuação da Receita no combate ao contrabando
O Instituto Brasil Legal, que atua em defesa da competitividade das empresas, elogiou o trabalho da Receita Federal no combate ao contrabando e a pirataria de mercadorias em Foz do Iguaçu – a principal porta de entrada de produtos ilegais no Brasil. O instituto é formado por importantes empresas brasileiras e transnacionais de informática (hardware; software e processadores) e de eletrônica de consumo.
Os principais lemas da entidade, segundo seus diretores, são a defesa da competitividade e o respeito às leis de livre mercado. Para que esses objetivos sejam atingidos é necessária, no entanto, a adoção de medidas que combatam o comércio irregular, uma das atividades desenvolvidas pela Receita.
O presidente executivo da associação, Edson Luiz Vismona, salientou a importância do trabalho desenvolvido pela Receita para as empresas que atuam legalmente. "Os resultados deste importante trabalho já vem surtindo efeitos na atividade das empresas que atuam em respeito à lei, incrementando a procura por produtos regularmente produzidos. Com isso, aumenta-se a arrecadação de impostos e são preservados empregos", explica.
Na semana passada, a Receita Federal em Foz do Iguaçu divulgou os resultados das apreensões nos primeiros cinco meses de 2005. Até maio deste ano, a Receita de Foz apreendeu mais de R$ 50 milhões em mercadorias contrabandeadas – o maior valor desde 1997.