Notícias
Facilidade
Bancos já podem oferecer CPF e CNPJ eletrônicos
A Receita Federal assinou nesta quinta-feira (27) um convênio com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que possibilita estes a emitirem os certificados digitais, os chamados e-CPF e o e-CNPJ. A partir dessa parceria, a Receita busca popularizar essa tecnologia digital, que permitirá os contribuintes realizar, a partir do ano que vem, a maioria dos serviços fiscais de sua própria casa.
Atualmente, 30 mil contribuintes brasileiros, entre empresas e pessoas físicas, dispõem de acesso ao sistema da Receita por meio da certificação digital. Com o convênio assinado hoje, a expectativa é de que esse número aumente em ritmo acelerado. Hoje, o custo da certificação é de R$ 200, porém, com a aquisição do cartão por outros contribuintes, esse valor deverá cair para em torno de R$ 50,00.
A nova tecnologia permite à Receita ter uma relação de mão-dupla com os contribuintes. Com ela, a pessoa poderá, por exemplo, acompanhar a situação de sua declaração de imposto de renda. Já as grandes empresas poderão realizar transações de comércio exterior pela internet, entre outras operações.
A segurança é outra vantagem da certificação digital. Por utilizar tecnologia de ponta, o novo sistema reforçará o sistema antifraude, levando tranqüilidade aos contribuintes. Convênio semelhante foi assinado em dezembro do ano passado com o Banco do Brasil.Assessoria de Imprensa da SRF
Assessoria de Imprensa da SRF