Notícias
Pessoa Física
Receita Federal suspende 6,489 milhões de CPFs
A Receita Federal suspendeu nesta segunda-feira (21) 6,489 milhões de inscrições do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os documentos pertencem aos contribuintes que deixaram de entregar a Declaração de Isentou ou a de ajuste anual (IRPF) por dois anos seguidos. Em 2004, foram suspensos 7,8 milhões de CPFs.
Quem teve o número do documento suspenso pode, a qualquer tempo, regularizar a situação no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, ao custo de R$ 4,50. Outras 13,521 milhões de pessoas tiveram o CPF incluído na lista dos documentos “pendentes de regularização” por não terem declarado por um ano.
No cadastro do CPF, existem 150,138 milhões de inscrições, das quais 89,280 milhões regulares. As suspensões dos documentos dos que não prestam contas à Receita vêm sendo feitas desde 1998, quando foi criada a Declaração de Isento. De lá para cá foram suspensas 39,508 milhões de inscrições.
Com o CPF suspenso ou “pendente de regularização”, o contribuinte fica impedido de realizar várias operações no mercado, como abrir conta em banco, tirar passaporte, participar de concurso público, pedir crediário ou receber benefícios do INSS.
Situação Cadastral das Inscrições CPF por UF - Antes do Processo de Atualização Cadastral 2005 | |
Situação Cadastral das Inscrições CPF por UF - Após o Processo de Atualização Cadastral 2005 |
Assessoria de Imprensa da SRF