Notícias
Operação de Fiscalização
Alfândega do Porto de Manaus apreende 10,5 mil pares de tênis
A Alfândega da Receita Federal do Porto de Manaus apreendeu ontem, quinta-feira, 10.428 pares de tênis falsificados com a marca ASICS TIGER. A mercadoria, originária da Indonésia, está avaliada em aproximadamente R$ 850 mil, e foi importada por empresa comercial estabelecida na ZFM.
Em trabalho de gerenciamento de risco desenvolvido pelo Setor de Procedimentos Especiais Aduaneiros - SOPEA, a importação foi identificada como suspeita. Assim, foi instaurado procedimento especial de controle aduaneiro, com a conseqüente notificação ao representante da marca no Brasil.
Após analisar uma amostra, o representante da marca informou que se tratava de um tênis falsificado, informando também que os direitos relacionados à importação e à fabricação dos tênis contendo a marca, no Brasil, são exclusivos de uma indústria brasileira fabricante de calçados, localizada no sul do país. Ademais, tomou as devidas providências judiciais (pedido de apreensão da carga, destruição e representação penal).
Com ações deste tipo, a ALF/Porto de Manaus cumpre seu relevante papel no combate à contrafação e à pirataria, evitando a sonegação de impostos e impedindo a ocorrência dos danos que a concorrência desleal causam à indústria nacional.
Para informações adicionais favor falar com a Inspetora da Alfândega do Porto de Manaus, Maria Elízia Alves de Andrade, (92) 2320410, 21255575.
Assessoria de Imprensa da SRF