Notícias
IRPF
Isento: 59 milhões entregaram declaração à Receita em 2005
Dados preliminares divulgados nesta quinta-feira pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, mostram que cerca de 59 milhões de brasileiros fizeram a Declaração de Isento deste ano. A expectativa era de que 60 milhões prestassem contas dentro do prazo, que terminou quarta-feira (30).
Os números finais serão divulgados nos próximos dias, quando a Receita terá totalizado o volume recebido por todos os meios disponíveis para recebimento da declaração. Mas o supervisor do IR adianta que a variação nos números será muito pequena, uma vez que o grosso das declarações enviadas já está contabilizado.
Os contribuintes tiveram três meses para prestar contas à Receita Federal, já que o período de apresentação do documento começou em 1º de setembro. A declaração é exigida de quem teve rendimentos tributáveis de até R$ 12.696 em 2004.
Neste ano, o documento pôde ser apresentado pela internet, lotéricas, Correios e Banco do Brasil, além dos correspondentes bancários Banco Popular do Brasil e Caixa Aqui.
Quem perdeu o prazo pode regularizar as pendências do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no Banco do Brasil, Caixa e Correios, ao preço de R$ 4,50. Vale lembrar que ao deixar de declarar por um ano o contribuinte tem o documento colocado na condição "pendente de regularização". Caso deixe de entregar a declaração por dois anos, a Receita suspende o uso do CPF.