Notícias
Institucional
Coletiva Receita/Previdência esclarece como fica atendimento ao contribuinte a partir dia 15
Hoje (11), às 16 horas, o coordenador-geral de administração da Receita Previdenciária, Carlos Alberto Mees Stringari, e o coordenador-geral de administração tributária da receita Federal , Michiaki Hashimura, prestarão esclarecimentos sobre como ficará o atendimento ao cidadão a partir de segunda –feira (15) , quando começa a funcionar a Receita Federal do Brasil.
O novo órgão, que unifica as atividades da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Receita Previdenciária, possibilitará uma mudança significativa no contexto da Administração Tributária e Aduaneira brasileira, centralizando em uma única estrutura administrativa significativa parcela das receitas tributárias do País.
A entrevista contará também com a coordenadora de Integração Fisco-Contribuinte da Receita Federal, Cláudia Leal, e a coordenadora de Gerenciamento da Receita Previdenciária, Nilma Faria. Será realizada na sala de reuniões do Gabin/SRF (Ministério da Fazenda, sétimo andar).
A Receita Federal do Brasil vai proporcionar maior racionalização no cumprimento das obrigações tributárias e previdenciárias por parte dos contribuintes, bem assim o combate mais efetivo à evasão fiscal.
Os recursos ora utilizados pelas duas Secretarias serão otimizados, permitindo a integração de processos e métodos de trabalho.
Do ponto de vista dos contribuintes, a racionalização e a integração de suas atuais obrigações, bem assim a visão integrada dos seus direitos e deveres perante o fisco federal, ensejarão, a médio prazo, redução dos custos administrativos.
Quanto ao funcionamento da Receita Federal do Brasil, esclarecemos que todos os atos normativos e administrativos editados pelas duas Secretarias e respectivos Ministérios tiveram a vigência mantida, até nova regulamentação.