Notícias
Investigação
Fraude no IR: 285 pessoas investigadas por inventar despesas médicas em RS
A Delegacia da Receita Federal em Novo Hamburgo (RS) está investigando 285 pessoas suspeitas de fraudar a Declaração do Imposto de Renda. De acordo com as investigações, elas teriam inventado despesas médicas para aumentar o valor da restituição. Em alguns casos, as deduções superam 60% dos rendimentos tributáveis informados pelo contribuinte.
A Receita quer saber se o esquema envolve profissionais da área de saúde, como médicos, dentistas, psicólogos, entre outros. Por conta disso, estão sendo analisadas as declarações de 90 profissionais suspeitos de terem declarado rendimentos inferiores à soma dos recebidos emitidos a supostos pacientes.
Estima-se que a sonegação de tributos chega a R$ 1,2 milhão. Os envolvidos na fraude, além de responder a processos fiscais e criminais, serão multados em até 225% sobre o valor do imposto sonegado. A Receita está investigando ainda outros 19 contribuintes que, apesar de não terem entregado a Declaração do IR, teriam tido uma movimentação bancária de R$ 11,6 milhões em 2003.
Assessoria de Imprensa da SRF