Notícias
Arrecadação
Arrecadação: Chineses conhecem ações da Receita brasileira
As ações desenvolvidas pela Receita Federal brasileira para combater a sonegação de impostos têm chamado a atenção de vários países. Desde terça-feira (21), uma missão composta de sete chineses está no Brasil para conhecer as modernas ferramentas utilizadas pela Receita para tornar a máquina de arrecadação mais eficiente.
Além de conhecer a tecnologia usada pelo Brasil para receber declarações das empresas e dos contribuintes pessoas físicas, os chineses vão aprofundar seus conhecimentos na área de fiscalização. Outra área visitada pela delegação asiática foi a de atendimento aos contribuintes. Os representantes chineses participaram de palestras ministradas por fiscais da Receita Federal. Hoje (quarta-feira), visitaram as instalações do Centro de Atendimento ao Contribuinte-CAC e do Serpro em Brasília.
O Brasil é considerado o pioneiro no mundo no recebimento de declarações do Imposto de Renda pela internet, superando até mesmo os Estados Unidos no uso dessa tecnologia a serviço do contribuinte. A Receita tem-se destacado também no aproveitamento de várias ferramentas acessórias nas ações de fiscalização, como o cruzamento de dados da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Assessoria de Imprensa da SRF