Notícias
Investigação
Receita desmonta megaesquema de contrabando em Cumbica
A Receita Federal conseguiu desmontar esta semana um esquema de contrabando de mercadorias, montado por três empresas que atuavam no Aeroporto de Cumbica em São Paulo. Em menos de um mês, foram apreendidas 13,5 toneladas em mercadorias, no valor total de R$ 30 milhões. As apreensões, juntas, são as maiores já feitas pela Alfândega do Aeroporto Internacional de Cumbica.
Entre os objetos apreendidos estão aparelhos de informática (notebooks, palmtops, discors rígidos, monitores e placas-mãe), eletroeletrônicos (filmadoras, projetores), autopeças, medicamentos, produtos de higiense e estética, creme dental, vitaminas, óculos, material esportivo para golfe, entre outros. Só na quinta-feira (7) houve a apreensão de 4,5 t dessas mercadorias.
Para escapar da fiscalização, os importadores declararam mercadorias que não são selecionadas pelo Siscomex (Sistema de Comércio Exterior). Foram registradas, ao todo, 15 declarações de importação, emitidas pelas três empresas. A partir de agora os envolvidos vão ser investigados pelo Ministério Público Federal, além de serem autuados e processados por contrabando.
Assessoria de Imprensa da SRF