Notícias
IRPF
Isento: Receita ainda espera 20 milhões de declarações
Embora ainda falte mais de um mês para o encerramento do prazo de entrega da Declaração de Isento, a Receita Federal informa que mais de 20 milhões de pessoas ainda não prestaram contas. O período de entrega começou em 16 de agosto e vai até 30 de novembro.
Até hoje (segunda-feira) foram entregues 28,8 milhões de documentos. A Receita espera que mais de 50 milhões de pessoas – aquelas que tiveram rendimentos tributáveis de até R$ 12.696 em 2003 – se declarem isentas do Imposto de Renda.
Dados preliminares mostram que os contribuintes têm optado pelas casas lotéricas no momento de declarar. Até agora foram 13,8 milhões de declarações. Em seguida vem a internet, com 12,6 milhões.
Pelos Correios foi enviado 1,7 milhão de documentos. O Banco do Brasil e o Banco Popular do Brasil receberam 319,5 mil e 27,8 mil declarações, respectivamente. Já pelo telefone 0300-78-0300 foram feitas 209,2 mil.
A Declaração de Isento existe para manter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) atualizado. Através desse processo, a Receita elimina o número do CPF das pessoas mortas, duplo e falso.
Quem deixar de declarar terá a inscrição no CPF enquadrada na condição "pendente de regularização". Quem não cumprir a obrigação por dois anos seguidos terá a inscrição cancelada.
Assessoria de Imprensa da SRF