Notícias
Operação de Fiscalização
Receita Federal apreende R$ 9 milhões em mercadorias
A Receita e a Polícia Federal apreenderam, no último sábado, em Bagé (RS), três carretas carregadas de mercadorias importadas irregularmente do Uruguai, avaliadas em R$ 9 milhões. Entre os objetos apreendidos estão notebooks, motocicletas, quadriciclos, projetores de multimídia, impressoras, equipamentos eletroeletrônicos e de rádio transmissão, máquinas para cópia e monitores.
De acordo com a Inspetoria da Receita em Bagé, as cargas eram procedentes da Zona Franca do Uruguai. A fraude foi descoberta depois que os fiscais analisaram os documentos de importação e verificaram que o carimbo e assinatura do funcionário da Receita eram falsos.
Informações disponíveis no site da aduana uruguaia na internet mostram que as cargas foram liberadas pela Zona Franca de Nueva Palmira. O desembaraço teria que ser feito na Área de Controle Integrado de Aceguá, o que não ocorreu.
Segundo o chefe da Inspetoria em Bagé, Paulo Ricardo Chagas Meksraitis, a identificação de fraudes como esta só está sendo possível graças aos sistemas informatizados da Receita. “Esse trabalho tem feito com que as informações sejam obtidas com maior rapidez e confiabilidade e, ao mesmo tempo, repassadas à Polícia Rodoviária”, diz o inspetor.
Para mais informações à imprensa, favor contatar o inspetor da Receita em Bagé, pelo telefone (53) 242-9396.