Notícias
IRPF
Já está disponível versão multiplataforma do programa IRPF
Já está disponível desde segunda-feira nesta página (www.receita.fazenda.gov.br) a versão multiplaforma do programa IRPF 2004. Essa versão pode ser utilizada em qualquer sistema operacional, desde que a máquina virtual Java esteja instalada. Sem isso, o programa não pode ser executado.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o sistema em Java possui três versões com instaladores específicos – compatíveis com as plataformas Linux, Mac e Windows – e uma versão de uso geral para todos os sistemas operacionais.
Segundo Adir, ao ser criada nova declaração, o programa sempre mostra o modelo completo, mas exibe um quadro comparativo do resultado do imposto a pagar ou a restituir nas declarações completa e simplificada.
"Permite que, em qualquer fase do preenchimento, o contribuinte possa optar pelo modelo. Mesmo que não tenha sido feita a opção, ao gravar para entrega à Receita o programa informa ao contribuinte o modelo que lhe é mais favorável", diz o supervisor.
Segundo ele, essa versão não dispõe de quadros com mensagens ou advertências, o que a torna bem mais leve. As instruções e avisos de campo estão na parte inferior da tela.
O uso do programa por esse sistema, no entanto, é proibido a contribuintes que se enquadrem numa das seguintes condições:
. obteve, em qualquer mês do ano-calendário de 2003, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros ou assemelhadas;
. relativamente à atividade rural:
a) obteve receita no ano-calendário de 2003, independentemente do valor;
b) deseje compensar, no ano-calendário de 2003 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2003.