Notícias
Institucional
Brasil ocupa a vice-presidência em organização de aduanas
O Brasil foi eleito no mês passado para assumir a vice-presidência da Organização Mundial de Aduanas (OMA), criada em 1952 para elaborar políticas de cooperação entre os países-membros. A cadeira brasileira na OMA para as Américas e Caribe será ocupada pela secretária-adjunta da Receita Federal Clecy Lionço.
A escolha do Brasil ocorreu durante encontros realizados de 21 a 26 de junho, em Bruxelas, sede da Organização. Além da secretária-adjunta, a Receita brasileira foi representada nos debates da área pelo coordenador-geral substituto de Administração Aduaneira, Ernani Argolo Checcucci Filho.
Atualmente, 162 países integram a OMA, que é presidida pela África do Sul. Em 1986, foi criada uma estrutura regional da Organização, dividida em seis regiões, para facilitar o desenvolvimento de políticas conjuntas para a área. Além da estrutura para as Américas e Caribe, a OMA está presente na Europa, Norte da África e Oriente Médio, África Central e Oeste, Leste e Sul da África, Ásia, Ásia Austral e Ilhas do Pacífico.
O encontro em Bruxelas tratou de temas aduaneiros atuais, como os cenários, o contexto de trabalho e o papel das administrações aduaneiras neste século, a necessidade de reforço de suas capacidades, a segurança da cadeia logística internacional e a facilitação comercial, além de aspectos relacionados com a representatividade e a governabilidade da Organização.
Para a secretária-adjunta, a eleição do Brasil para o cargo de vice-presidente regional “é fruto do reconhecimento internacional da evolução ocorrida na sua administração aduaneira nos últimos anos, pelo seu excelente quadro técnico, e pela colaboração nos trabalhos desenvolvidos na Organização”.