Notícias
Operação de Fiscalização
Receita apreende 51 t de contrabando nos portos do RJ e SP
A Receita Federal apreendeu nos últimos dias contêineres com 51,1 toneladas de mercadorias importadas ilegalmente dos Estados Unidos, China e Hong-Kong. As apreensões foram feitas pelas alfândegas dos portos do Rio de Janeiro e de Santos.
No Rio foram apreendidos quatro contêineres, num total de 37,9 t em mercadorias avaliadas em R$ 1 milhão. Entre os objetos estão aparelho de mamografia, máquinas de impressão offset, copiadoras, equipamentos de informática e complementos alimentares (vitaminas e hormônios).
Parte da carga foi apreendida por declaração falsa dos artigos importados. Em três contêineres, a Receita encontrou equipamentos de informática, complementos alimentares, máquinas de impressão offset e material de informática. As empresas tinham declarado que as cargas eram compostas de transcodificadores e aparelhos de TV a cabo.
A fiscalização da Receita apreendeu ainda contêiner procedente da China com 6,3 t de bolsas falsificadas, num total de 11.520 unidades. A fraude foi descoberta porque as mercadorias tinham etiquetas de uma marca austríaca.
Já em Santos as apreensões totalizaram 13,2 t em artigos variados, entre os quais capas de chuva, porta-sabonetes, jogos para banheiro, porta CDs e colchões plásticos infláveis. As cargas eram oriundas de Hong-Kong e China e estão avaliadas em R$ 265 mil.
Para mais informações sobre as apreensões feitas no Rio de Janeiro, favor contatar o inspetor substituto da Alfândega, Fernando Fraguas, pelo telefone (21) 2233-5043. Em Santos, favor contatar a Alfândega do Porto pelos fones (13) 3201-4100/4102/4103. São permitidas imagens e fotos das mercadorias retidas.