Notícias
Operação de Fiscalização
Operação em Foz já apreendeu R$ 10 milhões em mercadorias
Após um mês do início da Operação Cataratas, desencadeada para combater o contrabando e a pirataria de mercadorias em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e Argentina, as apreensões da Receita Federal totalizam cerca de R$ 10 milhões. O aperto na fiscalização começou em 8 de novembro e deve estender-se até o final deste mês.
O objetivo é evitar a entrada de mercadorias irregulares que abastecem o mercado informal em todo o País, principalmente, com vistas ao Natal e ao Ano-Novo. Nesse período, foram fiscalizados 29 mil veículos, entre automóveis, ônibus, vans e motos. Desse total, 139 foram apreendidos ou retidos.
Além de mercadorias, foram apreendidos 786 quilos de maconha, além de outras drogas, como cocaína, crack, lança-perfume, haxixe e grande quantidade de medicamentos como Cytotec, Rheumazin, entre outros.
Para escapar da rigorosa fiscalização, os contrabandistas e sacoleiros passaram a utilizar rotas alternativas, como as estradas vicinais no município de Medianeira (PR). Nessas vias foram apreendidos veículos que transportavam eletroeletrônicos, como videogames e CDs, além de perfumes e equipamentos de informática.
Participam ainda da operação as polícias Federal, Militar e Rodoviária Federal, além da Promotoria de Investigação Criminal, do Departamento de Estradas e Rodagens e Agência Nacional de Transportes Terrestres.