Notícias
IRPF
Receita já recebeu 90% das declarações de isento 2002
A Receita Federal tinha recebido até há pouco 40 milhões de declarações de isento 2002, ano-base 2001. Esse volume corresponde a 90% do total entre 43 milhões e 45 milhões de documentos esperados até esta sexta-feira, quando termina o prazo de entrega.
A Receita esclarece que eventuais problemas de congestionamentos ocorridos na internet se devem à sobrecarga do sistema de telefonia. O sistema da Receita tem capacidade para receber, simultaneamente, até 27 mil declarações pela internet e 4 mil pelo Receitafone. Só ontem internet e lotéricas receberam 5 milhões de declarações.
"A Receita sempre alertou que, quem deixasse para declarar nos últimos dois dias, enfrentaria problemas para enviar o documento", diz o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
A entrega pela internet e pelo telefone (0300-78-0300) vai até as 20 horas (hora de Brasília). Para os demais meios de entrega, o contribuinte deve observar o horário de funcionamento das lotéricas, Correios e Banco do Brasil.
Quem perder o prazo poderá regularizar a situação do CPF a qualquer tempo no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios, ao preço de R$ 4,50.
Na semana que vem, a Receita divulgará, além do balanço final de entrega da declaração, detalhes sobre o cancelamento dos CPFs irregulares.