Como fazer a declaração
Se você está com dúvidas sobre como informar um rendimento específico, um bem ou uma dívida na sua declaração, confira nossa página de Perguntas Frequentes, onde sua dúvida pode ser rapidamente resolvida. Se não for suficiente, consulte o nosso Perguntão, um material completo com centenas de questões sobre o imposto de renda.
Agora, se esta é seu primeiro contato com o imposto de renda, leia as instruções abaixo e veja como preencher e enviar de forma rápida e fácil a sua declaração.
Por Onde Começar?
Passo 1: Escolha a plataforma
Declaração online
Preencha e envie a declaração direto pela internet. Para acessar, você precisará de uma conta gov.br com nível prata ou ouro.
Programa de computador
Baixe e instale o programa do imposto de renda no seu computador para preencher e enviar a declaração à Receita Federal.
Celular ou tablet
Instale o app disponível na App Store ou Google Play para preencher e enviar a declaração pelo seu celular ou tablet.
As declarações online e para celulares e tablets possuem algumas limitações e em certas situações não poderão ser utilizadas. Conheça os limites.
Passo 2: Inicie uma nova declaração
Pré-preenchida
Se você tem uma conta gov.br, nível prata ou ouro, esta é a melhor opção. Inicie a sua declaração com vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias entre outros.
Declaração com base na anterior
Você também pode iniciar o preenchimento com base na sua própria declaração do ano anterior. Informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas, mas precisarão ser atualizadas (disponível apenas pelo programa).
Declaração em branco
Inicie do zero. Se desejar, durante o preenchimento você pode importar informações sobre rendimentos e deduções médicas pelo menu "Importar" do programa do imposto de renda.
Passo 3: Revise e envie
1. Escolha o desconto
Após o preenchimento completo da declaração, escolha a forma de desconto:
Os descontos legais levam em consideração suas despesas para reduzir o valor a pagar de imposto.
O desconto simplificado aplica um único desconto padrão de 20% sobre os rendimentos.
2. Confira o resultado
Quando o valor calculado de imposto a pagar for menor do que o imposto que já foi pago, você tem direito à restituição. Neste caso, indique sua conta bancária ou PIX (CPF) para receber a restituição.
Quando o valor calculado de imposto for maior do que o imposto que já foi pago, você precisa pagar imposto. Neste caso, emita o DARF para realizar o pagamento.
Também é possível que a declaração não resulte nem em imposto a pagar, nem a restituir.
3. Consulte as pendências
No momento do envio, o sistema pode indicar que existem pendências:
Os erros são provocados pela falta ou digitação incorreta de informações obrigatórias. Corrija a informação para enviar a declaração.
Os avisos significam que informações opcionais foram deixadas em branco. Os avisos não impedem o envio da declaração, mas se recomenda completar as informações.
O envio é feito pela internet, utilizando quaisquer das plataformas de preenchimento. Mas atenção! As declarações não são recepcionadas entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília). Envie sua declaração em outros horários.
Guarde sua declaração, o recibo e seus comprovantes por até 5 anos. Nenhum documento deve ser enviado junto da declaração, mas tudo o que foi informado deve ser comprovado, se solicitado pela Receita Federal.