Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A história da Alfândega é tão antiga quanto a história de Porto Alegre. A cidade foi crescendo ao longo do tempo circundando o porto por onde chegavam as principais mercadorias da época como aguardente, vinagre, vinho, azeite, sal, açúcar branco e mascavo, tabaco em rolo, café, arroz, pano de algodão e farinha de mandioca.
Em agosto de 1804 foram iniciadas as atividades da Alfândega de Porto Alegre, logo após D. João VI ter nomeado seus primeiros servidores. Nos primeiros anos, as atividades foram realizadas em casa alugada, na Rua da Praia, próxima ao edifício Imperial. Posteriormente, em 1819, teve início a construção da sede própria, na Praça da Alfândega.
Em 1904, foi proposta pela praça do comércio de Porto Alegre a construção de um novo prédio, pois a antiga alfândega já se encontrava em ruínas, não dando conta das novas demandas. A obra da nova sede teve início em 1911, mas por questões burocráticas e imprevistos como a primeira guerra mundial e a crise de 1929, somente foi concluída em 1933. Edificada sob terreno aterrado, a nova Alfândega passou a ser um dos prédios governamentais a ocupar os cerca de 180 metros ganhos do rio à cidade. Em 1941, uma forte enchente cobraria a conta da natureza aos ímpetos administrativos.
Localizado entre a Av. Sepúlveda, - em homenagem ao Governador da Capitania, Manoel Jorge Gomes de Sepúlveda, que elevou Porto Alegre à categoria de Freguesia, em 26 de março de 1772 -, e a Av. Cap. Montanha, - em homenagem ao Capitão Alexandre José Montanha, designado na época para fazer a demarcação das terras desapropriadas da antiga sesmaria de Ornelas, esse prédio histórico ainda existe, em boas condições, porém, a Alfândega de Porto Alegre mudou de endereço. Ocupa, atualmente, o andar térreo do prédio do Ministério Fazenda, localizado na Av. Loureiro da Silva, 445, Centro Histórico.
A história da Alfândega vem sendo construída pelo trabalho dos seus servidores que ao longo dos anos desempenharam suas funções na Unidade. Essa história foi resgatada pelo colega servidor Márcio Ezequiel, da Divisão de Memória Institucional da RFB, e publicada no livro: Alfândega de Porto Alegre, 200 Anos de História.
Alfândega da Receita Federal em Porto Alegre
Av. Loureiro da Silva, 445, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
CEP 90013-900
+55 (51) 3290-4129
Endereço eletrônico (caixa corporativa)