Cigarros
Tabaco em adubo
Em parceria com instituições de ensino, surgiu a ideia de transformar o tabaco a granel apreendido em adubo. A transformação é realizada por meio da compostagem, que é uma técnica sustentável, que respeita o meio-ambiente, gera economia de recursos públicos, fomenta a pesquisa e gera um produto reutilizável. Outra opção sustentável para a descaracterização do tabaco é a produção de inseticidas.
Descaracterização de cigarros
Na descaracterização de cigarros é utilizada uma máquina que realiza a separação da embalagem, do tabaco e do filtro dos cigarros. A máquina tem capacidade de separar o conteúdo de cerca de 1.000 maços de cigarro por hora. O objetivo dessa descaracterização é o reaproveitamento desse conteúdo: o tabaco é utilizado em processos de compostagem; para confecção de adubo; os filtros são utilizados em compostos para fazer telhas e blocos; e os plásticos das embalagens são enviados para a coleta seletiva para reciclagem.
Está em estudo uma alternativa de transformação dos cigarros em pellets.
Outra possibilidade que está sendo estudada pelas instituições de ensino parceiras consiste na transformação dos cigarros em energia, em uma usina de recuperação energética de lixo, onde um reator termoquímico de resíduos sólidos fará a transformação.