Termo de uso, aviso de privacidade e cookies
TERMO DE USO
1. Quais informações estão presentes neste documento?
Neste Termo de Uso, o usuário (titular dos dados) do serviço portal gov.br encontrará informações sobre:
- O funcionamento do serviço e as regras aplicáveis a ele;
- O conjunto de regras relacionadas à prestação do serviço;
- As responsabilidades do usuário do site ao utilizar o serviço;
- As responsabilidades da administração pública ao fornecer o serviço;
- Informações para contato, caso necessário atualização de informações ou esclarecimento de dúvidas;
- Autoridade responsável por eventuais reclamações caso questões deste Termo de Uso tenham sido violadas.
Além disso, no Aviso de Privacidade, o usuário do serviço portal gov.br encontrará informações sobre:
- Qual o tratamento dos dados pessoais realizados e a sua finalidade;
- Os dados pessoais dos usuários necessários para a prestação deste serviço;
- A forma como os dados são coletados;
- Informações sobre compartilhamento de dados com terceiros;
- Quais medidas de segurança são utilizadas para proteger os dados pessoais.
Nas informações sobre Cookies, o usuário do serviço portal gov.br encontrará detalhes sobre:
- Cookies próprios (primários) e de terceiros;
- Cookies utilizados para uso de redes sociais;
- Configuração de Cookies no navegador.
2. Aceitação do Termo
Ao utilizar os serviços, o usuário confirma que leu e compreendeu os Termos e Políticas aplicáveis ao serviço portal gov.br e concorda em ficar vinculado a eles.
São aplicáveis a esse serviço as seguintes leis e normativos:
- Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 - Marco Civil da Internet - Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
- Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 - Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
- Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Propõe o tratamento de dados pessoais, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
- Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016 - Institui a Plataforma de Cidadania Digital e propõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Decreto nº 9.637, de 26 de dezembro de 2018 - Institui a Política Nacional de Segurança da Informação, propõe sobre a governança da segurança da informação, e altera o Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997, que regulamenta o estabelecido no art. 24, caput, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e propõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.
- Decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019 - Institui o portal gov.br e propõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.
- Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020 - Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
3. Descrição do serviço
O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do Governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos.
O gov.br é uma plataforma composta por diversas soluções ao cidadão, sendo uma delas o portal gov.br. Este Termo de Uso e Aviso de Privacidade a seguir aplicam-se especificamente ao portal gov.br.
Tudo começa pelo portal gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atividade de todas as áreas do governo, tornando o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.
O portal gov.br foi instituído pelo Decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019, disponível no endereço eletrônico (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9756.htm).
4. Quais são as obrigações dos usuários que utilizam o serviço?
O usuário se responsabiliza pela clareza e transparência dos dados informados e reconhece que a imprecisão destes poderá causar a impossibilidade de se utilizar o serviço portal gov.br.
Durante a utilização do serviço, a fim de preservar e de proteger os direitos de terceiros, o usuário se compromete em fornecer somente seus dados pessoais, e não os de terceiros.
O acesso (login) e senha só poderão ser utilizados pelo usuário cadastrado. Ele se compromete de manter em sigilo sua senha, sendo esta pessoal e intransferível, não sendo possível, em qualquer hipótese, a alegação de uso indevido, após o ato de compartilhamento.
O usuário do serviço é responsável pela atualização das suas informações pessoais e consequências no descuido ou erros nas informações pessoais cadastradas.
O usuário é responsável pela reparação de todos e quaisquer danos, diretos ou indiretos (inclusive decorrentes do desrespeito de quaisquer direitos de outros usuários, de terceiros, inclusive direitos de propriedade intelectual, de segredo e de personalidade), que sejam causados à Administração Pública, a qualquer outro Usuário, ou, ainda, a qualquer terceiro, inclusive no ato do descumprimento do estabelecido nestes Termos de Uso ou de qualquer ato praticado a partir de seu acesso ao serviço.
O Órgão não poderá ser responsabilizado pelos seguintes fatos:
- a) Equipamento infectado ou invadido por atacantes;
- b) Equipamento danificado no momento do consumo de serviços;
- c) Proteção do computador;
- d) Proteção das informações baseadas nos computadores dos usuários;
- e) Abuso de uso dos computadores dos usuários;
- f) Monitoração ilegal do computador dos usuários;
- g) Vulnerabilidades ou instabilidades existentes nos sistemas dos usuários;
- h) Perímetro inseguro.
Em nenhuma hipótese, a Administração Pública Federal será responsável pela instalação no equipamento do usuário ou de terceiros, de códigos maliciosos (vírus, trojans, malware, worm, bot, backdoor, spyware, rootkit, ou de quaisquer outros que venham a ser criados), em decorrência da navegação na Internet pelo usuário.
5. Quais as responsabilidades da administração pública com os dados pessoais?
A Administração Pública se compromete em cumprir todas as legislações relativas ao uso correto dos dados pessoais do cidadão de forma a preservar a privacidade dos dados utilizados no serviço, bem como a garantir todos os direitos e garantias legais dos usuários. Ela também se obriga a promover, independentemente de solicitações, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral produzidas ou custodiadas. É de responsabilidade da Administração Pública implementar controles de segurança para proteção dos dados pessoais dos usuários.
A Administração Pública poderá, quanto às ordens judiciais de pedido das informações, compartilhar informações necessárias para investigações ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais, suspeitas de fraude ou ameaças potenciais contra pessoas, bens ou sistemas que sustentam o Serviço ou de outra forma necessária para cumprir com nossas obrigações legais. Caso ocorra, a Administração Pública notificará os usuários, salvo quando o processo estiver em segredo de justiça.
AVISO DE PRIVACIDADE
Privacidade e segurança são prioridades para o portal gov.br, que tem comprometimento com a transparência do tratamento de dados pessoais de seus usuários (titular dos dados). Por isso, este Aviso de Privacidade estabelece como é realizado o tratamento de dados dos usuários que acessam o Portal.
Ao utilizar os serviços do portal gov.br, o usuário entende que seus dados pessoais serão tratados e compartilhados nas formas descritas neste Aviso de Privacidade e concorda com seus termos. São aplicáveis a esse serviço as seguintes leis e normativos:
- Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 - Marco Civil da Internet - Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
- Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 - Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
- Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Propõe o tratamento de dados pessoais, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
- Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016 - Institui a Plataforma de Cidadania Digital e propõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Decreto nº 9.637, de 26 de dezembro de 2018 - Institui a Política Nacional de Segurança da Informação, propõe sobre a governança da segurança da informação, e altera o Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997, que regulamenta o estabelecido no art. 24, caput, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e propõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.
- Decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019 - Institui o portal gov.br e propõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.
- Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020 - Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
Em relação ao serviço portal gov.br, compete ao Ministério da Economia disponibilizá-lo, exercendo, em nome da União, a atribuição de controlador quanto às decisões acerca do tratamento de dados pessoais de que trata a presente política de privacidade. Essa controladoria será exercida conjuntamente com os demais órgãos da Administração Pública federal direta e entidades (co-controladores) quando o tratamento de dados pessoais ocorrer no âmbito de suas páginas institucionais inseridas no portal gov.br.
1. Para qual finalidade os dados são coletados
O portal gov.br coleta dados pessoais por meio de cookies através do navegador de internet (browser). Os dados são tratados com a finalidade de simplificar as solicitações, a prestação e o acompanhamento dos serviços públicos, com foco na experiência do usuário.
Além disso, os dados também poderão ser usados para recomendar serviços públicos e, quando necessário e possível, notificar o usuário para o oferecimento de serviços e benefícios, entre outros.
2. Quais dados pessoas serão tratados
Para a finalidade acima descrita, o portal gov.br realiza o tratamento dos seguintes dados pessoais, por meio de cookies:
- Identificação de dispositivo na internet (endereço IP anonimizado);
- Endereço virtual de página da internet (registros de pesquisas, inclusive em outros sites visitados);
- País, estado e cidade (localização geral);
- Faixa etária;
- Sexo biológico;
- Dados do dispositivo (modelo de hardware, sistema operacional).
2.1. Hipótese de Tratamento
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, o tratamento de dados pessoais será realizado utilizando como base legal: “art. 7º, I - mediante o fornecimento de consentimento pelo titular;”
3. Direitos do usuário (titular dos dados)
O portal gov.br assegura a seus usuários seus direitos de titular dos dados pessoais previstos no art. 18 da LGPD. Dessa forma, é possível, de maneira gratuita e a qualquer momento:
- Se opor ao tratamento de dados pessoais a qualquer momento. No entanto, é importante entender que exercer este direito causará discordância na relação entre cidadão e Estado, e consequentemente em um tratamento menos eficaz pelo portal gov.br na entrega dos serviços disponíveis.
- Confirmar a existência de tratamento de dados pessoais, de maneira simplificada ou em formato claro e completo.
- Acessar seus dados pessoais, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e confiável.
- Corrigir seus dados pessoais, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes.
- Limitar seus dados pessoais quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação.
- Solicitar a portabilidade de seus dados pessoais, através de um relatório de dados cadastrais que o portal gov.br trata a seu respeito.
- Eliminar seus dados pessoais, tratados a partir de seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei.
- Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados.
4. Como exercer seus direitos
Para exercer os direitos como usuário (titular dos dados), poderá entrar em contato com a Encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais, por meio dos seguintes canais:
- Marta Juvina de Medeiros, Contato: Plataforma Fala.BR (falabr.cgu.gov.br), Endereço: Ministério da Economia. Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 4º andar, sala 425. CEP 70048-900. Brasília/DF.
5. Como e por quanto tempo os dados serão armazenados
Os dados pessoais coletados através do portal gov.br serão utilizados e armazenados durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades listadas neste Aviso de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos usuários e dos responsáveis pelo tratamento de dados (controladores e operadores).
De modo geral, os dados serão mantidos enquanto relevantes. Após período em que os dados pessoais precisam permanecer armazenados, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, respeitando as hipóteses legalmente previstas no art. 16 da LGPD. Isto é, informações pessoais que sejam necessárias para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, apesar da exclusão dos demais dados.
Os dados coletados e armazenados pelo portal gov.br refletem seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados. São usadas medidas e soluções técnicas de proteção apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados pessoais. Além disso, conta com medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações coletadas.
6. Segurança no tratamento dos dados pessoais
Para manter os dados pessoais protegidos, são usadas ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais direcionadas para a proteção e privacidade.
A aplicação dessas ferramentas leva em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.
Entre as medidas aplicadas, estão:
- Políticas de Segurança e Privacidade
- Plano de Continuidade de Negócios
- Controle de acesso
- Codificação (criptografia)
O portal gov.br se compromete a utilizar as melhores práticas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual é inteiramente segura e livre de riscos. É possível que, apesar de todos os protocolos de segurança, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos, ou também em decorrência do descaso ou descuido do próprio usuário.
Em caso de incidentes de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para os usuários, serão comunicados os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) atuará sobre o ocorrido, em conformidade com as determinações da LGPD.
7. Compartilhamento de dados
Tendo em vista a preservação de privacidade, o portal gov.br não compartilhará dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado. Os operadores listados a seguir realizam o tratamento de dados pessoais em nome do responsável pelo tratamento (controlador). Estes recebem dados apenas na medida do necessário para atingir a finalidade do tratamento. Os contratos entre estes operadores são guiados pelas normas da LGPD, todavia, esses parceiros têm seus próprios Avisos ou Políticas de Privacidade:
- SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, Brasília - DF, CEP: 70836-900 (https://www.serpro.gov.br/privacidade-protecao-dados)
- Google - Sede Av. Brg. Faria Lima, 3477 - 18º Andar, São Paulo - SP, CEP: 04538-133 (https://policies.google.com/technologies/partner-sites?hl=pt-BR)
Existem outras hipóteses em que os dados pessoais poderão ser compartilhados:
- I – Determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial, com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes.
- II – Proteção dos direitos do portal gov.br em qualquer tipo de conflito, inclusive os de teor judicial.
O portal gov.br utiliza cookies próprios (primários) e também cookies de terceiros. Os detalhes sobre como estes cookies são processados e utilizados, estão documentados na Política de Cookies.
8. Alteração deste Aviso de Privacidade
A presente versão deste Aviso de Privacidade foi atualizada pela última vez em [data da publicação].
O editor se reserva o direito de modificar, a qualquer momento as presentes normas, especialmente para adaptá-las às melhorias do serviço portal gov.br, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela retirada ou modificação daquelas já existentes.
Nos casos em que as alterações e/ou atualizações do Termo de Uso ou do Aviso de Privacidade relacionarem-se à finalidade, forma e duração do tratamento, mudança do(s) controlador(es) ou uso compartilhado dos dados, o titular de dados será informado a respeito, sendo-lhe permitido revogar seu consentimento, caso discorde do teor das alterações.
9. Responsabilidade
O portal gov.br prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os arts. 42 ao 45 da LGPD.
E se compromete em manter este Aviso de Privacidade atualizado, observando suas determinações e zelando por seu cumprimento. Além disso, também assume o compromisso de buscar condições técnicas e organizacionais aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.
Caso a ANPD exija a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado pelo portal gov.br, comprometemo-nos a segui-las.
10. Isenção de responsabilidade
Conforme mencionado no Tópico 6, embora sejam adotados elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, o portal gov.br não se responsabiliza por:
- I – Quaisquer consequências decorrentes do descaso ou descuido dos usuários em relação a seus dados individuais. O portal se responsabiliza apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas neste Aviso de Privacidade. Destaca-se ainda que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.
- II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques cibernéticos, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada do portal gov.br.
- III – Inveracidade das informações inseridas pelo usuário nos registros necessários para a utilização dos serviços do portal gov.br, quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de total responsabilidade do usuário.
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Para gerenciar os cookies, uma das alternativas é a configurações do navegador. Tutoriais sobre o tema nos links abaixo:
- Se usa o Internet Explorer - https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet- explorer-delete-manage-cookies
- Se usa o Firefox - https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de- armazenamento-local-de-s
- Se usa o Safari - https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
- Se usa o Google Chrome - https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DDesktop&oc o=1&hl=pt-BR
- Se usa o Microsoft Edge - https://support.microsoft.com/pt-br/help/4027947/microsoft-edge- delete-cookies
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