O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
É um serviço da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) que consiste na venda online de veículos por meio digital a partir do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT. A nova funcionalidade permite que a transferência de veículos seja realizada sem a necessidade de reconhecer firma, possibilitando que a comunicação de venda do veículo seja realizada usando apenas o aplicativo.
Após a assinatura da autorização de transferência de propriedade pelo aplicativo, o comprador precisará ir ao DETRAN para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa física proprietária ou futura proprietária de veículo moradora de um estado da federação que já tenha aderido ao sistema.
Atualmente 10 (dez) Estados aderiram:- Acre
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Mato Grosso
- Sergipe
Atenção: O documento do veículo (antigo CRV/DUT) deve ter sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Instalar o aplicativo
Você deverá instalar o aplicativo em seu celular. Confira o tutorial ilustrado para Android ou para iOS.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Login único no aplicativo
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Realizar acesso por meio da conta govbr nível Prata ou Ouro
Depois de instalar o aplicativo, você precisará realizar acesso com a conta gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Acesso com a conta gov.br no aplicativo da CDT.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
CPF
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
-
Iniciar venda digital
Depois de realizar o login, o vendedor do veículo deverá clicar em Veículos no menu principal da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o veículo que ele deseja vender. Depois deverá clicar no ícone Iniciar Venda Digital, no canto inferior da tela, onde deverá preencher os dados da venda e do comprador. Depois deverá verificar as informações do veículo, do vendedor, do comprador e da transação e confirmar a indicação de venda.
O vendedor deverá aguardar a assinatura/ aceite do comprador.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Acesso com a conta gov.br no aplicativo da CDT.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Comprador: CPF, CEP;
- Venda: UF da venda, município da venda, quilometragem atual do veículo, valor da venda, data da venda.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
-
Assinar intenção de venda (comprador)
Após a indicação da venda, o COMPRADOR deverá assiná-la clicando em Veículos no menu principal do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o veículo que está sendo transferido. Depois deverá verificar as informações do veículo, do vendedor, do comprador e da transação e assinar digitalmente o documento.
Para garantir a segurança da transação a assinatura digital é feita com biometria facial.
O vendedor será notificado quando o comprador assinar a intenção de venda.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Acesso com a conta gov.br no aplicativo da CDT.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Assinar intenção de venda (vendedor)
O VENDEDOR deverá assinar a intenção de venda, clicando em Veículos no menu principal da CDT e selecionando o veículo desejado. Depois deverá clicar em Venda Digital no canto inferior da tela, verificar as informações do veículo, do vendedor, do comprador e da transação e clicar em Assinar Digitalmente.
Para garantir a segurança da transação a assinatura digital é feita com biometria facial.
Atenção: Após a assinatura, o vendedor não conseguirá mais acessar o CRLV-e do veículo.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Acesso com a conta gov.br no aplicativo da CDT.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Procurar Detran do estado
O comprador deverá procurar o Detran do estado para concluir a transferência do veículo.
Procurar o DETRAN do estado.
Canais de prestação
Presencial :Unidades de atendimento:
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
Presencial :Unidades de atendimento:
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis)
-
Instalar o aplicativo
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato.
Este é um serviço do(a) Ministério dos Transportes . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço