O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Realizado anualmente desde 1994, por meio de Editais anuais, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.
São avaliadas publicações nas categorias conto, ensaio literário, ensaio social, histórias de tradição oral, literatura infantil, literatura juvenil, poesia, projeto gráfico, romance e tradução. O vencedor de cada uma recebe R$ 30 mil.
As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.
As obras concorrentes devem ser inéditas (1ª edição), publicadas no Brasil e podem ser inscritas em, no máximo, duas categorias. Nesse caso, uma delas será obrigatoriamente, ‘Projeto Gráfico’.
Somente livros publicados durante o período estabelecido no edital podem participar.
O concurso é aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN.
A premiação, uma das mais prestigiadas do País, recebe inscrições de autores baseados em diversos estados, por meio de plataforma digital.
As obras são analisadas atualmente por 30 julgadores – sendo três em cada categoria, ligados ao meio cultural, com notório saber e reconhecimento em suas áreas.
Os resultados são divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional.
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Quem pode utilizar este serviço?
Poderão inscrever-se pessoas físicas com nacionalidade brasileira primária ou originária (brasileiros natos) ou com nacionalidade brasileira secundária ou derivada (brasileiros naturalizados), com obras em 1ª edição, redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais dentro do período divulgado no Edital vigente.
A obra deve estar em formato pdf;
Estar em 1ª edição;
Possuir marca d’água;
Possuir ficha catalográfica;
Ter sido publicada no período estipulado pelo Edital vigente;
Ter sido escrita em língua portuguesa;
Ter sido publicada por editora brasileira;
Estar em conformidade com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004);
Possuir número de registro ISBN (International Standard Book Number) válido no Brasil.
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Etapas para a realização deste serviço
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Cadastrar inscrição
- Cadastrar a(s) inscrição(s) exclusivamente por meio da plataforma, neste link Prêmio Literário Biblioteca Nacional e siga as seguintes instruções:
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Preencher o formulário de inscrição;
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Enviar a cópia da nota fiscal ou comprovante de publicação, se necessário (cf. item do edital);
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Enviar o Anexo I - Termo de Autorização – Autorização do autor, tradutor, projetista(s) gráfico(s), coautor ou cotradutor, se necessário (cf. item do edital);
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Enviar o Anexo II - Depósito Legal: Formulário para fins cadastrais junto à Divisão de Depósito Legal e Declaração de cumprimento do Depósito Legal, preenchidos e assinados;
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Enviar a obra em formato PDF por meio da plataforma;
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Enviar o arquivo em PDF, caso a obra seja da categoria Projeto Gráfico e enviar 4 (quatro) cópias da obra impressa por via postal;
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Preencher o Anexo III referente ao Termo de doação de exemplares das obras.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Cadastrar inscrição
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoLigue para 2220-2796
Este é um serviço do(a) Fundação Biblioteca Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço