O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT) realiza pesquisas que visam conhecer a sistemática e a filogenia de percevejos (hemípteros-heterópteros) com especial ênfase nos vetores da doença de Chagas (triatomíneos). Nossos estudos taxonômicos utilizam caracterização morfológica e, quando necessário, molecular das espécies, dando suporte às medidas de controle dos vetores da doença de Chagas. O laboratório possui uma coleção institucionalizada, a CT-IOC, que mantém espécimes tipos e de referência.
O serviço de referência em Taxonomia de Triatomíneos (barbeiros) é voltado para a identificação desses vetores atendendo a demanda das secretarias municipais e estaduais de saúde, além de atender a sociedade de forma geral.
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
- Órgãos e Entidades Públicas
Encaminhamento por cidadãos: O inseto deve ser entregue na vigilância ambiental do município ou órgão público de saúde respectivo ou enviar direto para o laboratório o inseto ou a foto. Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
Encaminhamento por órgãos ou entidades publicas: O inseto deve ter sido coletado conforme as rotinas dos respectivos serviços do programa de controle da doença de chagas e ser entregue juntamente com o seu formulário específico padronizado.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar identificação de triatomíneos
Cidadãos: Entregar o inseto na vigilância ambiental ou de saúde, ou órgão de saúde do município, para que este envie o material para análise.
Enviar e-mail para o laboratório, para orientações sobre como enviar o inseto ou foto.
Órgãos de saúde/SUS: Enviar por e-mail ofício institucional, o formulário do diário de pesquisa e borrifação e o formulário de identificação da amostra do respectivo programa.
Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
Canais de prestação
E-mail :Enviar email para: lnirtt@ioc.fiocruz.br com cópia para galvao@ioc.fiocruz.br.
Caso haja contato prévio com outro profissional do Laboratório de Referência, mantenha-o copiado também na mensagem.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Órgãos de saúde/SUS e pesquisadores: Formulário do diário de pesquisa e borrifação e de identificação da amostra do programa respectivo.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Coletar, embalar e enviar o inseto ou foto do inseto
Cidadãos: Colocar os insetos em recipientes plásticos, com tampa de rosca, com as informações: data, responsável, local. Outra possibilidade é o envio de fotos por e-mail, com endereço completo e tipo de ambiente.
Órgãos de saúde/SUS: O inseto deve ter sido coletado conforme as rotinas dos respectivos serviços do programa de controle da doença de Chagas e ser entregue com o formulário específico. Para mais informações sobre esses procedimentos, seguir as instruções de coleta.
Canais de prestação
Presencial :Entregar a amostra no endereço:
Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima - 5ª andar, salas 501 a 509, CEP 21045-900 Rio de Janeiro -Brasil.
Aos cuidados do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos - LNIRTT.
Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Postal :Endereço para envio:
Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima -5ª andar, salas 501 a 509, CEP 21045-900 Rio de Janeiro -Brasil.
Aos cuidados do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos - LNIRTT.
Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
Verifique a legislação vigente sobre a forma de transporte e remessa de material biológico.
E-mail :Cidadãos: poderão enviar fotos de boa qualidade diretamente para o e-mail: lnirtt@ioc.fiocruz.br com cópia para galvao@ioc.fiocruz.br
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Formulário do diário de pesquisa e borrifação e de identificação da amostra do programa respectivo.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Receber Resultado
O laudo será enviado para o e-mail ou endereço informado pelo solicitante, no prazo estabelecido.
Canais de prestação
E-mail :O laudo será enviado para o e-mail disponibilizado pelo solicitante, no prazo estabelecido.
Postal :O laudo será enviado para o endereço disponibilizado pelo solicitante, no prazo estabelecido.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Solicitar identificação de triatomíneos
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 7 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoIOC - Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos
Endereço: Av. Brasil, 4.365 – Pavilhão Rocha Lima - 5º andar, salas 501 a 509. Manguinhos - CEP: 21045-900 Rio de Janeiro, RJTelefone: (21) 2562-1621Email: lnirtt@ioc.fiocruz.brHorário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h (o serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados).Acessibilidade: Rampa e Elevador
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Instruções para envio da amostra:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/envio_de_barbeiros.pdf
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço