O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O presente serviço tem como finalidade fornecer aos titulares de imóveis rurais a certificação de que os limites do seu imóvel respeitam os limites das terras indígenas.
Será emitida declaração de reconhecimento de limites para imóveis que se avizinhem (façam divisa) e respeitem os limites das terras indígenas homologadas, reservas indígenas constituídas e terras dominiais indígenas.
A emissão da DRL deverá ser solicitada por meio de requerimento padrão, direcionado ao Sr. Presidente da Funai, acompanhado dos seguintes documentos: Relatório Técnico; Documentos de domínio (registro imobiliário) e de identificação do(a)(s) detentor(as)(es); Planta do Imóvel; Planilha ODS; Memorial Descritivo; Anotações de Responsabilidade Técnica – ART; Arquivos Digitais (shapefile); Relatórios de processamento do levantamento e Código do imóvel (SNCR/INCRA).
O requerimento de emissão de Declaração de Reconhecimento de Limites deverá ser assinado pelo interessado ou seu representante legal, com firma reconhecida, acompanhado dos documentos anteriormente enumerados.
A documentação (requerimento assinado, com firma reconhecida, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios) poderá ser submetida à Funai das seguintes maneiras, conforme melhor atender ao(à) cidadão(ã) usuário(a):
Alternativa 1: Encaminhamento via comunicação no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), mantido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA);
Alternativa 2: Encaminhamento por meio do setor de protocolo de qualquer Unidade da Funai, (processamento via Sistema SEI), conforme informações disponibilizadas no portal do órgão, em https://www.gov.br/funai/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/coordenacoes-regionais-funai;
Alternativa 3: Encaminhamento através do protocolo eletrônico da Funai disponível em https://www.gov.br/funai/pt-br/canais-de-atendimento/protocolo-digital-1
Cabendo lembrar que é fundamental que conste no requerimento, no item que descreve o arquivo digital, o arquivo em formato shapefile.
Requerimento para DRL Download
-
Quem pode utilizar este serviço?
Este serviço poderá ser solicitado pelos detentores de Imóveis confinantes a terras indígenas homologadas, reservas Indígenas constituídas e terras dominiais indígenas.
Para acessar o serviço, o solicitante deve requerer formalmente a emissão da DRL, no papel de proprietário/representante legal de imóvel enquadrado nos requisitos presentemente estabelecidos.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitação de emissão da DRL
Formalização do pedido de análise e emissão de DRL, por meio do encaminhamento do requerimento e respectiva documentação, para análise da Funai, podendo o envio ser feito através do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF); protocolo das unidades regionais da Funai ou por meio do protocolo eletrônico da Funai.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelContato com a área da Funai responsável pela execução do serviço através do e-mail cggeo@funai.gov.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento preenchido, assinado (proprietário ou representante legal, com firma reconhecida);
Relatório Técnico;
Documentos de domínio (registro imobiliário) e de identificação do(a)(s) detentor(as)(es);
Planta do Imóvel;
Planilha ODS;
Memorial Descritivo;
Anotações de Responsabilidade Técnica – ART;
Arquivos Digitais (shapefile);
Relatórios de processamento do levantamento e Código do imóvel (SNCR/INCRA).
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Cadastro e análise interna pela Funai
Cadastramento da requisição e direcionamento para análise cartográfica, verificando-se a localização do imóvel em relação a terras indígenas homologadas, reservas indígenas constituídas e terras dominiais indígenas.
Atendidos os requisitos (área efetivamente confinante e respeito aos limites das terras indígenas), procede-se à confecção e assinatura da DRL e posterior envio ao interessado.
Canais de prestação
Web :Caso encaminhado por meio do Protocolo Digital, o acompanhamento pode ser feito por meio do link Acompanhar
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelContato com a área responsável, por meio do e-mail cggeo@funai.gov.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Solicitação de emissão da DRL
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEm caso de necessidade de contato direto, deverá ser enviada mensagem para a Coordenação-Geral de Geoprocessamento (CGGEO), para o endereço cggeo@funai.gov.br
Este é um serviço do(a) Fundação Nacional dos Povos Indígenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Lei Federal 10.267 de 28 de agosto de 2001;
Portaria nº 666/PRES, de 17 de julho de 2017, que aprova o Regimento Interno da Fundação Nacional do Índio.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço