O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Serviço de Referência ofertado pelo Laboratório de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses e outras doenças transmitidas por carrapatos busca realizar a diagnose de potenciais vetores ápteros e pesquisa de micro-organismos nesses vetores, apoiando atividades e tomadas de decisões voltadas à investigação de casos, vigilância de ambiente, controle e profilaxia, dada a importância em saúde pública de carrapatos, ácaros, pulgas e piolhos. É credenciado como Serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses (SVS/MS), Referência Estadual em Acari (SES/RJ) e Serviço de Referência para Carrapatos de Interesse Médico e Veterinário (FIOCRUZ). Tem por prioridade atender às demandas do Sistema Único de Saúde.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Órgãos e Entidades Públicas
Para fazer uso do serviço, o usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas de coleta, embalagem e transporte uma vez que precisa estar bem acondicionados para possibilitar a análise. Os dados da coleta também precisam ser devidamente registrados. Para maiores informações sobre esses procedimentos, solicitar ao Laboratório a forma de transporte e remessa de material biológico. As amostras devem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas Instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais . Em casos de surto entrar em contato por e-mail para verificar como enviar as amostras.Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço:- Investigação de casos
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar ensaios de referência
Para que a amostra seja recebida e analisada, é necessário informar a instituição, a procedência da amostra e o serviço solicitado. Esses dados podem constar em documento como um ofício que deve ser enviados junto com as amostras.
Canais de prestação
E-mail :gsgazeta@ioc.fiocruz.br
Enviar e-mail solicitando o tipo de ensaio a ser realizado (seguir as orientações contidas na descrição do serviço).
Postal :Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz
Pavilhão Lauro Travassos
Avenida Brasil, 4365 (anexo posterior do pavilhão Lauro Travassos, sala 01 a 10) - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21040-360Enviar carta solicitando o tipo de ensaio a ser realizado (seguir as orientações contidas na descrição do serviço).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ficha de encaminhamento de coleta
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Oficio
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Coletar, embalar e enviar os vetores ápteros (carrapatos, piolhos e pulgas) para analise
A coleta de carrapatos, pulgas e piolhos são atividades de risco para o coletor que se expõe ao vetor. Portanto, recomenda-se a utilização de EPIs: macacão, preferencialmente de cor clara, fechado, com manga comprida e punho fechado; botas de cano alto, preferencialmente de cor clara; e, meias compridas por cima do macacão.
A cada período de meia hora toda a roupa deve ser examinada para verificar a presença de vetor.
Seguir instruções para embalagem e remessa de amostras.
Canais de prestação
Presencial :Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Pavilhão Lauro Travassos
Avenida Brasil, 4365 (anexo posterior do pavilhão Lauro Travassos, sala 01 a 10) - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJAs amostras devem ser entregues preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana e os vetores permaneçam embalados por muito tempo.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Postal :Mesmo endereço que o Presencial.
Verifique a legislação vigente sobre a forma de transporte e remessa de material biológico antes de encaminhar as amostras. As amostras devem ser enviadas preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana e os vetores permaneçam embalados por muito tempo.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ficha de encaminhamento de coleta
Custos
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Transporte da amostra (dependerá da localidade de onde é feito o envio)0,01
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber laudo de análise
Os resultados das análises são emitidos em documento em forma de Ofício.
Canais de prestação
E-mail :Informado na solicitação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar ensaios de referência
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Pavilhão Lauro Travassos
Avenida Brasil, 4365 (anexo posterior do pavilhão Lauro Travassos, sala 01 a 10)
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21040360Telefones: (21) 2562-1340 / (21) 2562-1364
Email: gsgazeta@ioc.fiocruz.br
Horário de atendimento: de 8h às 17h. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Coleta e transporte de amostras para a investigação de casos e a vigilância de ambiente na Febre Maculosa e outras doenças transmitidas por carrapatos:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/coleta_e_transporte_de_amostras_para_a_investigacao_de_casos_e_vigilancia_de_ambiente_na_febre_maculosa_e_outras_doencas_transmitidas_por_carrapatos_2_2.pdf
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Guia de vigilância em saúde (5ª edição):
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/guia_de_vigilancia_em_saude_5ed_21nov21_isbn5.pdf
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço