O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Laboratório de Enterovirus (LEV) - IOC
PARALISIA FLÁCIDA AGUDA (PFA)/POLIOMIELITE
A principal função do laboratório dentro do Programa de Erradicação da Poliomielite é fornecer respostas precisas e rápidas sobre a circulação dos poliovírus eventualmente circulantes em determinada região como selvagem autóctone, selvagem importado ou vacinal.
Ações:
- Identificar todo caso de deficiência motora flácida, de início súbito, em menores de 15 anos, independente da hipótese diagnóstica, e em pessoas de qualquer idade que apresentem história diagnóstica de poliomielite;
- Identificar e investigar todo caso de evento adverso da vacina oral da poliomielite;
- Pesquisar casos associados à vacina.
Metodologia:
Isolamento viral em amostras de fezes do paciente. Se pertinente, confirmação do isolado por PCR em tempo real.Produto final:
Resultado de exame em amostra de fezes.MENINGITES VIRAIS
Ações:
- Identificar todo caso suspeito de meningite viral oriundo de surtos e de casos esporádicos de diversas regiões do Brasil para esclarecimento diagnóstico;
- Detectar e analisar surtos para que se possa ter medidas de controle eficazes e se ter conhecimento sobre a epidemiologia das meningites virais no Brasil.
Metodologia:
Isolamento viral em amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR) do paciente. Se pertinente, confirmação do isolado por PCR convencional e posterior sequenciamento nucleotídico para identificação da espécie de Enterovírus envolvida.Produto final:
Resultado de exame em amostra de LCR.
ENTEROVIROSESApoiar o programa de Vigilância Epidemiológica das Enteroviroses, no âmbito nacional, em apoio às esferas federais, estaduais e municipais no que diz respeito à identificação viral em casos sintomáticos de Conjuntivite hemorrágica, Miocardites, Mialgias, Doença de Pé, Mão e Boca e outras síndromes exantemáticas.
Ações:
- Identificar todo caso suspeito oriundo de surtos e de casos esporádicos de diversas regiões do Brasil para esclarecimento diagnóstico;
- Detectar e analisar surtos para que se possa ter medidas de controle eficazes e se ter conhecimento sobre a epidemiologia das enteroviroses no Brasil.
Metodologia:
Isolamento viral em amostras de fezes, soro ou swabs do paciente. Se pertinente, confirmação do isolado por PCR convencional e posterior sequenciamento nucleotídico para identificação da espécie de Enterovírus envolvida.Produto final:
Resultado de exame em amostra clínica. -
Quem pode utilizar este serviço?
- Órgãos e entidades públicas
As amostras podem ser encaminhadas por integrantes da Rede de Laboratórios Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, por instituições de saúde públicas e por secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar exame
A solicitação do exame deve ser registrada no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ficha de Notificação SINAN
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Ofício da instituição solicitante contendo a descrição do exame solicitado
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Relatório clínico do paciente (quando aplicável)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Enviar amostra
A amostra deve ser enviada para Central de Recebimento de Amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).
As amostras serão recebidas pelo CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br
Canais de prestação
Presencial :Fiocruz/Central de Recebimento de Amostra (CRA) - Pavilhão do INCQS
Avenida Brasil,4365 - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro, RJA CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Relatório de encaminhamento do GAL
Todos.-
Formulário do SINAN
Todos.-
Ficha epidemiológica
Todos.-
Receituário medico
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber o resultado do exame
Todos os resultados serão disponibilizados no sistema GAL.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar exame
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 14 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoPara as amostras positivas o tempo se estende em geral mais 7 dias para a conclusão dos exames complementares.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone: (21) 2562-1828 / (21) 2562-1804 / (21) 2562-1734
E-mail: enterolb@ioc.fiocruz.br
Site: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Guia de Vigilância em Saúde (quarta edição / 2019) - link para a legislação: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoRampa
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTerão prioridfade o esclarecimento diagnóstico de surtos e casos graves para esclarecimento diagnóstico e conduta clínica
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço