O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) abriga o Serviço de Referência Regional para Hantaviroses junto ao Ministério da Saúde, colaborando com a vigilância epidemiológica e ecológica das hantaviroses e arenaviroses no Brasil, com as seguintes atribuições:
(i) investigação de casos fatais/ graves suspeitos de arenaviroses e hantaviroses, incluindo o exercício do diagnóstico diferencial;
(ii) esclarecimento de surtos;
(iii) participação na captura e análise laboratorial de animais reservatórios (vigilância eco-epidemiológica);
(iv) realização de inquéritos em população humana e de animais domésticos e silvestres;
(v) avaliação de kits diagnósticos;
(vi) capacitação e treinamento de recursos humanos;
(vii) assessoramento e consultoria para os diversos clientes na esfera pública e privada.
Como laboratório de pesquisa, sempre que solicitado, em decorrência da expertise gerada, o laboratório colabora, além das linhas de arenaviroses e hantaviroses, com o conhecimento também das bartoneloses e da febre Q. Este último agravo, uma zoonose de crescente identificação no mundo e que tem sido diagnosticada no Brasil basicamente pela equipe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Órgãos e entidades públicas
As amostras podem ser encaminhadas por integrantes da Rede de Laboratórios Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, por instituições de saúde públicas e por secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais. Casos excepcionais poderão ser considerados, mas com a autorização expressa da chefia do LHR (entrar em contato por email lhr@ioc.fiocruz.br ou 2562-1897).
Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço:Terão prioridade os casos fatais, graves, esclarecimento de surto, inquérito em população humana, animais reservatórios. -
Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar exame
Cadastrar a solicitação do exame no sistema gerenciador de ambiente laboratorial (GAL) .
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ficha de Notificação SINAN
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Relatório clínico do paciente
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Enviar amostra
A amostra deve ser enviada para Central de Recebimento de Amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).
As amostras serão recebidas pelo CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br
Canais de prestação
Presencial :Fiocruz/Central de Recebimento de Amostra (CRA) - Pavilhão do INCQS
Avenida Brasil,4365 - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro, RJA CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Formulário do SINAN.
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Ficha epidemiológica.
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Receituário medico .
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Relatório de encaminhamento do GAL.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber o resultado do exame
O usuário deverá acessar o sistema (GAL) para conferir o resultado dos exames solicitados, no prazo estabelecido.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar exame
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone: (21) 2562-1897
E-mail: lhr@ioc.fiocruz.br
Site: http://www.fiocruz.br/ioclabs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=181
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
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Guia de Vigilância em Saúde (quarta edição / 2019) - link para a legislação: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf
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Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoRampa
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTerão prioridade os casos fatais, graves, esclarecimento de surto, inquérito em população humana, animais reservatórios;
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço