O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Laboratório de Flavivírus (LABFLA) atua como Laboratório de Referência Regional para chikungunya, realizando diversas análises sorológicas e moleculares para identificação de amostras de chikungunya. As informações geradas no LABFLA auxiliam os órgãos de vigilância nacionais no monitoramento de epidemias, introdução de vírus exóticos e esclarecimento em diagnósticos imprecisos. O LABFLA ainda desenvolve projetos de pesquisa e formação de recursos humanos em diferentes temas relacionados a epidemiologia e diagnóstico de chikungunya.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Órgãos e entidades públicas
As amostras podem ser encaminhadas por integrantes da Rede de Laboratórios Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, por instituições de saúde públicas e por secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais. Instituições Privadas entrar em contatos por e-mail para verificar como enviar amostras.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar exames
A solicitação do exame deve ser registrada no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ficha de Notificação SINAN
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Ofício da instituição solicitante contendo a descrição do exame solicitado
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Relatório clínico do paciente (quando aplicável)
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Ficha do GAL
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Enviar amostra
A amostra deve ser enviada para Central de Recebimento de Amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).
As amostras serão recebidas pelo CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br
Canais de prestação
Presencial :Fiocruz / Central de Recebimento de Amostra (CRA) - Pavilhão do INCQS
Avenida Brasil,4365 - Manguinhos - CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro, RJ
A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Formulário do SINAN
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Ficha epidemiológica
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Receituário medico
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Relatório de encaminhamento do GAL
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber o resultado do exame
Todos os resultados serão disponibilizados através do GAL.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar exames
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoEm algumas situações específicas o tempo pode ser ampliado para 14 dias.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone: (21) 2562-1779
E-mail: labfla@ioc.fiocruz.br
Site:http://www.fiocruz.br/ioclabs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=58
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Guia de Vigilância em Saúde (quarta edição / 2019) - link para a legislação: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoRampa
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTerão prioridade os casos graves para esclarecimento diagnóstico e conduta clínica e o esclarecimento diagnóstico de surtos.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço