O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos (LABTRIP) faz parte da Rede de Laboratórios de Referência em Leishmanioses da Fiocruz, estando credenciado para atuar como Laboratório de Referência Nacional no diagnóstico da infecção em reservatórios silvestres das Leishmanioses. Nosso campo de ação envolve:
(1) Atuação local na investigação de casos e/ou surtos de Leishmaniose Visceral ou Tegumentar, humana e canina, no sentido de avaliar a participação da fauna silvestre como reservatórios da parasitose; e
(2) Diagnóstico parasitológico, sorológico e/ou molecular frente a infecção por Leismania sp. em mamíferos silvestres e sinantrópicos, potenciais reservatórios dessa parasitose.
As atividades de Referência incluem:
- diagnóstico da infecção;
- avaliação ambiental e relatório técnico contendo recomendações;
- treinamento e capacitações.
As informações geradas no âmbito dessas atividades auxiliam órgãos de vigilância e controle, instituições diversas e esclarecimento diagnósticos.
Metodologias empregadas no diagnóstico:
- Diagnóstico Parasitológico através de imprints teciduais e culturas axênicas
- Diagnóstico Sorológico através de Reação de Imunofluorescência Indireta, ELISA e/ou Teste Rápido Imunocromatográfico
- Diagnostico molecular através de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Órgãos e Entidades Públicas
O serviço está disponível para órgãos públicos, tanto estaduais quanto municipais.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar investigação
A instituição deverá entrar em contato via e-mail para solicitar a investigação , anexando a documentação necessária.
Canais de prestação
E-mail :Enviar ofício solicitando a investigação para os e-mails:
labtrip@ioc.fiocruz.br, jansen@ioc.fiocruz.br, roque@ioc.fiocruz.br e samanta@ioc.fiocruz.br.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ofício da Instituição e/ou Entidade Pública solicitante
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Realizar investigação local
Em comum acordo com o solicitante será agendada uma expedição local para análise do cenário enzoótico de transmissão.
Canais de prestação
Presencial :Expedição no local informado pelo solicitante para análise do cenário enzoótico de transmissão que envolve: avaliação ambiental local; captura de mamíferos e coleta de material para diagnóstico da infecção; identificação taxonômica dos hospedeiros; diagnóstico da infecção através de exames parasitológicos, sorológicos e moleculares; e elaboração de um relatório técnico contendo metodologia, resultados, conclusões e recomendações.
Tempo estimado de espera : Até 0 dia(s) útil(eis)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Receber laudo
Os resultados das análises são emitidos em documento em forma de Ofício, o qual será enviado através de e-mail.
Canais de prestação
E-mail :Envio do laudo para o e-mail informado na solicitação, no prazo estabelecido.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Solicitar investigação
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 45 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoQuestões especiais são relatadas individualmente.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Fiocruz - Pavilhão Rocha Lima
Avenida Brasil, 4365 - Pavilhão Rocha Lima, sala 518 - Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21040-360
Telefone: (21) 2562-1416
E-mail: labtrip@ioc.fiocruz.br
Site: https://www.ioc.fiocruz.br/labtrip
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h (o serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados).
Avenida Brasil, 4365 - Pavilhão Rocha Lima, sala 518 Manguinhos21040360 Rio de Janeiro , RJ
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço