O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Calibrações de equipamentos nas áreas de Metrologia Física (pressão, massa, temperatura e vazão), Elétrica (eletricidade, tempo e frequência e alta frequência) e Dimensional, utilizando padrões e equipamentos de alta exatidão com rastreabilidade metrológica nos principais órgãos nacionais e internacionais, estabelecendo vínculo com as unidades do Sistema Internacional (SI).
Alguns serviços dos laboratórios de calibração dimensional, massa e pressão são acreditados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO), sob o nº CAL 0001, fazendo parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Laboratórios de Metrologia, universidades, centros de pesquisa e empresas da indústria aeronáutica, espacial e de defesa.
Requisitos necessários
O solicitante deve enviar um e-mail especificando o tipo de serviço desejado. A solicitação é analisada pela equipe técnica, que elabora a “Ficha de Informações Técnicas” contendo descrições detalhadas sobre o serviço a ser executado pelo laboratório. O solicitante recebe tal documento junto ao valor do serviço demandado. Após o aceite do solicitante para o serviço de calibração, o equipamento pode ser enviado ao laboratório para a execução do serviço. Será emitida Guia de Recolhimento da União (GRU) e seu pagamento é condição para o recebimento do certificado de calibração. Solicita-se ao cliente o retorno do formulário “Satisfação dos Clientes”, devidamente preenchido, que acompanha o Certificado de Calibração.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Consultar serviços de Metrologia
Os links abaixo especificam a relação de serviços de calibração executados pela Metrologia Elétrica, Metrologia Física e Metrologia Dimensional, respectivamente:
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Enviar e-mail
O solicitante deve enviar um e-mail especificando o tipo de serviço desejado.
Canais de prestação
E-mail :cma.ifi@fab.mil.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Aguardar análise pela equipe técnica
A equipe técnica elabora a “Ficha de Informações Técnicas” contendo descrições detalhadas sobre o serviço a ser executado pelo laboratório. O solicitante recebe tal documento junto ao valor do serviço demandado.
Canais de prestação
E-mail :cma.ifi@fab.mil.br
Tempo de duração da etapa
Em média 7 dia(s) útil(eis) -
Aceitar o serviço
Após o aceite do solicitante para o serviço de calibração, o equipamento pode ser enviado ao laboratório para a execução do serviço. O pagamento do serviço de calibração pode ser feito pelo sistema do PagTesouro.
Canais de prestação
Web :Para realização do pagamento via PagTesouro.
Tempo de duração da etapa
Em média 2 dia(s) útil(eis) -
Aguardar o recebimento do certificado de calibração
O pagamento da GRU é condição para o recebimento do certificado.
Canais de prestação
E-mail :No endereço eletrônico informado pelo contato realizado através do e-mail. cma.ifi@fab.mil.br
Tempo de duração da etapa
Em média 3 dia(s) útil(eis) -
Preencher o formulário de satisfação do cliente
Solicita-se ao cliente o retorno do formulário “Satisfação dos Clientes”, devidamente preenchido, que acompanha o Certificado de Calibração.
Canais de prestação
E-mail :cma.ifi@fab.mil.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Consultar serviços de Metrologia
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 15 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO prazo para realização do serviço é estabelecido mediante consulta de disponibilidade.
Em geral, após o recebimento do equipamento, em média com 15 dias úteis o serviço será concluído, salvo exceções que serão informadas ao solicitante.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCaso a comunicação eletrônica esteja inoperante, o usuário poderá comunicar-se com a secretaria da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial, por meio do telefone (12) 3947-7335.
Horário de atendimento:
Segunda a quinta-feira, das 7h30min às 17h15min.
Sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA
Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI
Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial - CMA
Praça Marechal Eduardo Gomes, nº 50 - Vila das Acácias
CEP 12228-901 - São José dos Campos - SP – Brasil
Este é um serviço do(a) Comando da Aeronáutica . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço