O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A emergência faz parte da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e objetiva o atendimento a pacientes GRAVES (que necessitam atendimento terciário).
Os pacientes mais graves são atendidos com prioridade em relação aos pacientes de menor gravidade, independente do horário de chegada.
A Emergência está localizada no Bloco B do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
As especialidades que a emergência atende são: Clínica médica, Cirurgia geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia (até 20 semanas de gestação).
Especialidades que a emergência do HCPA não atende: Traumatologia, Psiquiatria, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.
No site do HCPA https://www.hcpa.edu.br/emergenciometro você pode verificar a lotação de nossa emergência em tempo real.
A assistência no Hospital de Clínicas, como área de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será prestada por professores da UFRGS e demais médicos do Corpo Clínico, com a participação de residentes e estudantes de graduação e pós-graduação da equipe multiprofissional.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão que necessitam de atendimento de urgência e pacientes direcionados para o atendimento de emergência pela equipe assistente do ambulatório do HCPA ou da Rede de Atenção à Saúde (SUS).
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Etapas para a realização deste serviço
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Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação.
O cidadão deve dirigir-se à emergência do HCPA, sito à Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Porto Alegre - RS.
Canais de prestação
Presencial :Fazer um cadastro ou abertura do prontuário apresentando um documento de identificação oficial com foto - no caso de pacientes com idade inferior a 18 anos devem estar acompanhados por um cidadão com mais de 18 anos.
Tempo estimado de espera : Até 2 hora(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Acolhimento com classificação de risco:
Será realizada a escuta sobre a queixa principal do paciente e posteriormente será encaminhado ao enfermeiro da classificação de risco, que irá verificar a prioridade de atendimento, conforme o Sistema de Triagem de Manchester.
Canais de prestação
Presencial :As prioridades de atendimento conforme a gravidade são as seguintes:
VERMELHO - Emergência,
LARANJA – Muito Urgente,
AMARELO - Urgente,
VERDE – Pouco Urgente,
AZUL – Não Urgente.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Aguardar atendimento
Paciente aguardará atendimento médico conforme sua gravidade verificada na classificação de risco.
VERMELHO - Emergência,
LARANJA – Muito Urgente,
AMARELO - Urgente,
VERDE – Pouco Urgente,
AZUL – Não Urgente.
Canais de prestação
Presencial :Paciente aguardará atendimento médico.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Desfechos do atendimento:
Após a consulta médica, o paciente poderá ter um dos seguintes desfechos:
Alta hospitalar
Observação hospitalar
Internação hospitalar
Canais de prestação
Presencial :Resultado atendimento.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação.
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone: (51) 3359.8000
Para registrar reclamações ou sugestões favor enviar e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br.
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioPriorização conforme a classificação de risco. Pacientes mais urgentes e graves são atendidos primeiro.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço