O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A Coordenação de Slots tem como objetivo regrar o acesso à infraestrutura em aeroportos saturados, buscando harmonizar a demanda por operações aéreas com a capacidade aeroportuária disponível e proporcionar o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária escassa. Os slots (horários de chegadas e partidas) em aeroportos coordenados pela ANAC podem ser alocados após solicitação feita pelas empresas de transporte aéreo público.
Antes de solicitar a alocação de slot e caso a empresa/usuário não tenha cadastro no Sistema de Coordenação de Slots, primeiramente deve-se passar pela etapa de acreditação, clique aqui para efetuar o cadastro. Caso a empresa já tenha passado pelo processo de acreditação, pode seguir direto para a etapa de solicitação de alocação de slot, clique aqui para consultar o manual de solicitação de slots. -
Quem pode utilizar este serviço?
Empresas brasileiras de transporte aéreo público.
Empresas estrangeiras que operam no Brasil transporte aéreo público. -
Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar cadastro dos usuários no sistema de coordenação de slots
O representante da empresa deverá preencher o Formulário de Acreditação com os dados solicitados. Apenas os usuários autorizados pela empresa a enviar mensagens de slots serão acreditados no sistema de coordenação de slots. O campo relativo ao acesso ao Sistema de Coordenação On-line (OCS) não é de preenchimento obrigatório. No caso de atualização de cadastro, a última versão do Formulário de Acreditação sempre substitui todos os formulários anteriores.
Canais de prestação
Web :Acesse o site para preencher o formulário.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Web :O formulário preenchido deve ser impresso e assinado, e enviado à GTRC via Peticionamento Eletrônico, devendo ser tramitado com o tipo de processo “Empresas, Oper. e Serv. Aéreos. Autorização de Slots”.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Formulário de Acreditação devidamente preenchido e assinado pelo Diretor/Gerente de Planejamento ou Representante Legal da empresa aérea enviado via Protocolo Eletrônico da ANAC.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Aguardar processamento e resposta da ANAC
A ANAC fará o processamento da solicitação de cadastro e notificará o interessado do resultado.
Canais de prestação
E-mail :O coordenador (ANAC) responderá à empresa por meio de e-mail.
Tempo de duração da etapa
Até 2 dia(s) útil(eis) -
Enviar mensagem de solicitação de slots
A empresa deve enviar mensagem padrão seguindo o protocolo internacional de comunicação estabelecido no capítulo 6 do Standard Schedules Information Manual (SSIM) da IATA. Só usuários autorizados (etapa 1) podem enviar mensagem de slot. Pode ser solicitada: alocação de novo slot, alteração de programação, cancelamento de slot ou resposta a uma oferta de horário que tenha sido dada pelo coordenador à empresa solicitante. A empresa pode também consultar disponibilidade de slot ou slots alocados.
Canais de prestação
E-mail :A mensagem de slot deve ser encaminha pelo solicitante para o endereço eletrônico slot@anac.gov.br
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Aguardar processamento e resposta da ANAC
A ANAC fará o processamento da mensagem de slots enviada pela empresa aérea, de acordo com a capacidade aeroportuária. Caso não seja possível alocar o slot no horário solicitado, o coordenador verificará oferta de horário alternativo. É encaminhada resposta com o resultado do processamento, que pode ser: erro na solicitação, confirmação da indisponibilidade de slot, confirmação de cancelamento, confirmação do aceite ou recusa de oferta ou informações sobre consultas de slots.
Canais de prestação
E-mail :O coordenador (ANAC) responderá à empresa por meio do e-mail slot@anac.gov.br, seguindo o mesmo formato da solicitação.
Tempo de duração da etapa
Até 3 dia(s) útil(eis)
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Solicitar cadastro dos usuários no sistema de coordenação de slots
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 05 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPara informações sobre solicitação de alocação de slot favor consultar o site da Coordenação de Slots, ou ainda enviar um e-mail para coord@anac.gov.br
Para acreditação, gtrc@anac.gov.br
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço