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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
O serviço tem como proposito abater, mensalmente, por solicitação expressa do estudante, 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período, para professor em efetivo exercício na docência na rede pública de educação básica, com jornada de trabalho de, no mínimo, 20 horas semanais, na condição de graduado ou estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura.
Professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de trabalho no mínimo 20 horas semanais, na condição de graduado ou estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura; ser graduado ou estudante em curso de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia na função de docente e ter vínculo efetivo ou temporário com União/Estado/DF/Município; possuir, a partir de 2010, 1 ano de trabalho ininterrupto como professor em efetivo exercício, na forma do regulamento
Acessar o SIMEC (https://simec.mec.gov.br), efetuar o cadastro e criar senha. Será enviado e-mail de validação.
Canais de prestação
Acessar novamente o SIMEC e solicitar suspensão da amortização ou abatimento da prestação;
Tempo de duração da etapa
Após concluir a solicitação de ABATIMENTO, o professor deverá aguardar a confirmação das informações de atuação profissional pelo(s) Secretário(s) de Educação. O Secretário poderá concordar ou não com tudo o que foi declarado pelo professor.
Canais de prestação
Após a confirmação pelo Secretário de Educação das informações, o estudante/professor deverá novamente acessar o Sistema e conferir as informações referentes à aprovação do Secretário e enviar a solicitação para o Agente Financeiro responsável, caso seja CAIXA
No caso do Banco do Brasil:
Seguir os mesmos passos de 1 a 3 acima;
2) O FNDE encaminhará a solicitação ao Banco para suspensão da amortização ou concessão do abatimento.
Tempo de duração da etapa
Após a confirmação dos meses trabalhados e do efetivo exercício ou não do estudante/professor solicitante pelo Secretário, o estudante/professor receberá uma mensagem eletrônica com o resumo da atuação profissional.
Canais de prestação
Mensagem enviada por e-mail e gerado automaticamente pelo sistema.
Tempo de duração da etapa
As informações validadas pelo Secretário necessitarem de correções, o estudante/professor deverá reenviar o pedido.
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
E-mail: diges@fnde.gov.br
Fale Conosco: 0800-616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Plataforma Fala/Br: https://falabr.cgu.gov.br/
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.