O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Se você é um estrangeiro e precisa se registrar no Brasil para obter sua Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), siga as orientações abaixo. Esse registro é necessário para:
- Quem tem visto temporário;
- Quem recebeu autorização de residência (publicada no Diário Oficial da União);
- Refugiados, apátridas ou asilados, que já foram reconhecidos pelas autoridades competentes.
O registro é um processo de identificação, com coleta de dados pessoais e biométricos (como impressões digitais). Após isso, você receberá um número de Registro Nacional Migratório (RNM) e a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).
Prazos para realizar o registro:
- Para quem tem visto temporário:
- Você tem 90 dias após a entrada no Brasil para se registrar.
- Para quem recebeu autorização de residência:
- Você tem 30 dias após a publicação da autorização no Diário Oficial para se registrar.
Se o registro não for feito dentro desses prazos, poderá haver penalidades, conforme Decreto 9.199/2017.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Esse serviço é para imigrantes que possuem:
- Visto temporário, ou
- Autorização de residência aprovada (publicada no Diário Oficial da União - DOU).
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar registro
De posse da documentação necessária, preencha o formulário, conforme modalidade pretendida.
Canais de prestação
Web :Incluir GRU (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.
Web :Preencher formulário (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Para verificar a documentação necessária clique aqui.
Custos
-
Taxa de emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório - código da receita STN 140120 R$ 204,77
Tempo de duração da etapa
Em média 20 minuto(s) -
-
Realizar agendamento
Salvo os casos previstos no art. 67 do Decreto nº 9.199/2017, o atendimento ocorrerá somente na unidade da Polícia Federal da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente.
Canais de prestação
Web :Ao preencher o formulário de solicitação, será possível fazer agendamento. Após isso, caso queira agendar, reagendar, consultar ou cancelar atendimento, clique aqui. (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.
Custos
-
Sem custo. R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Em média 20 minuto(s) -
-
Comparecer na unidade da Polícia Federal na data agendada no item anterior
Compareça na unidade da Polícia Federal para atendimento no horário agendado.
Canais de prestação
Presencial :O solicitante deve se dirigir à unidade da Polícia Federal em que haja atendimento a imigrantes da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente conforme agendado no item 2.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Custos
-
Sem custo. R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Em média 30 minuto(s) -
-
Receber a Carteira de Registro Nacional Migratório
A Carteira de Registro Nacional Migratório será entregue na unidade de atendimento da Polícia Federal.
Canais de prestação
Presencial :- É necessário verificar se o documento está pronto para ser retirado. Quando isso ocorrer o sistema irá informar “Seu documento foi confeccionado e está pronto para ser retirado” e disponibilizará um formulário específico para entrega de documento.
- Preencha o formulário disponibilizado e faça o agendamento para a retirada do documento na unidade de atendimento correta. Algumas unidades dispensam o agendamento (nestes casos o sistema irá informar que "não há agenda para o serviço escolhido").
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Web :Consultar status da carteira (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.
Custos
-
Sem custo. R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Em média 30 dia(s) útil(eis)
-
Solicitar registro
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 180 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoEsse é o tempo médio estimado para os processos que atendam as devidas orientações de instrução e formalidade.
É possível acompanhar a solicitação. Clique aqui.
Mantenha os dados de contato atualizados. Para alterar clique aqui.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato- Horários e peculiaridades de atendimento nas unidades PF:
No caso de dúvidas relativas à particularidades locais das unidades de atendimento, tais como: dias e horário de funcionamento da unidade, necessidade ou não de agendamento prévio, dentre outras, consulte uma unidade da Polícia Federal.
- Para mais informações clique aqui
Este é um serviço do(a) Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço