O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Por meio da Plataforma Fala.BR é possível ao cidadão registrar e gerenciar os pedidos de acesso a informação e respostas realizadas ao Poder Executivo Federal, endereçando-as ao órgão responsável, neste caso a Fundação Nacional do Índio - Funai. O atendimento, prazos e normas gerais para processamento dos pedidos obedece o que se encontra previsto pela Lei de Acesso à Informação.
Por meio do sistema e-SIC, é possível realizar ações como registro e acompanhamento de pedidos de acesso à informação, respectivos trâmites e prazos, assim como interposição de recursos, apresentação de reclamações por omissão de resposta, bem como consulta a respostas recebidas.
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Quem pode utilizar este serviço?
Todas as pessoas físicas e jurídicas, independente de idade ou nacionalidade
O pedido de acesso à informação deverá ser conter:
- nome do requerente;
- número de documento de identificação válido;
- especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
- endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
- Realizar o cadastro na Plataforma Fala.BR, informando:
Nome do requerente;
Número de documento de identificação válido;
Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
Endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
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Etapas para a realização deste serviço
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Cadastre-se no FalaBR
Cadastramento no Fala.BR
- Acesse o portal Fala.BR, no endereço https://falabr.cgu.gov.br/
- Na caixa “Faça seu pedido”, clique em “Cadastre-se”
- Preencha o formulário de cadastro e clique em concluir
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelCaso tenha problemas ao utilizar o e-SIC, entre em contato com a equipe técnica do sistema através do e-mail suporte.esic@cgu.gov.br ou acesse o manual e-SIC - Guia cidadão.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Nome completo*
CPF*
E-mail*
Data de nascimento
Sexo
Escolaridade
Profissão
Endereço
País
UF
Cidade
CEP
Telefone
* Campos obrigatórios.
O preenchimento de dados não obrigatórios auxilia o Governo a coletar informações que serão utilizadas para melhorar o sistema e as políticas de transparência pública. A identificação não será divulgada.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar pedido de informação
Para registrar sua Solicitação de Acesso a Informação no e-SIC, siga os passos:
Acesse o e-SIC e clique em “Registrar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema
Preencha os campos do formulário do pedido:
• Órgão destinatário
• Forma de Recebimento da Resposta
• Resumo da Solicitação
• Detalhamento da Solicitação
O e-SIC informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail.Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEm caso de indisponibilidade do sistema e-SIC as solicitações de acesso a informação direcionados à Funai podem ser enviados por e-mail: sic@funai.gov.br.
Caso deseje receber atendimento presencial, o cidadão poderá também entrar em contado com a Funai, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h
Obs.: atendimento suspenso temporariamente, na data do preenchimento destas informações, devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do coronavírus
Os pedidos que forem feitos pessoalmente no SIC Funai serão registrados no sistema, assim que possível, conforme Portaria Interministerial nº 1.254/2015.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Especifique detalhadamente a informação a que deseja obter acesso. Caso seja necessário, é possível anexar documentos (são aceitos até 5 arquivos, o tamanho total do anexo não pode exceder 10 MB)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Acessar a resposta
O cidadão receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido. Para localizar um pedido no sistema, siga os passos descritos abaixo:
Acesse a área “Consultar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema. Será exibida uma lista com todos os pedidos os seus pedidos já feitos.
A busca pelo Número de Protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelCaso tenha problemas ao utilizar o e-SIC, entre em contato com a equipe técnica do sistema através do e-mail suporte.esic@cgu.gov.br ou com o Serviço de Informações ao Cidadão da Funai - SIC Funai, pelo e-mail sic@funai.gov.br.
Caso deseje receber atendimento presencial, o cidadão poderá também entrar em contado com a Funai, pelos telefones (61) 3247-6306 /6307, ou presencialmente no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Cadastre-se no FalaBR
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoO Serviço de Informações ao Cidadão da Funai - SIC Funai, poderá ser contatado pelo e-mail sic@funai.gov.br.
O cidadão poderá também acessar o serviço pelos telefones (61) 3247-6306 /6307, ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h.
Este é um serviço do(a) Fundação Nacional dos Povos Indígenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço