O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Por meio da Plataforma Fala.BR, é oferecido um canal de comunicação que facilita o contato entre o cidadão e a Administração Pública Federal, sendo possível o recebimento, tramitação e oferecimento de resposta a manifestações de ouvidoria encaminhadas pelos cidadãos à Funai, como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de simplificação.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas.
Para acessar esse serviço é necessário:
Fornecer as informações necessárias ao cadastramento na Plataforma Fala.BR;
Descrever a manifestação, detalhando a demanda (denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitação, direcionando-a à Funai).
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Iniciar a manifestação
Ao acessar o sistema, você escolherá qual o tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação), e em seguida irá informar para qual órgão/entidade deseja enviar a manifestação, sobre qual assunto e sobre qual órgão/entidade deseja se manifestar.
Caso você não saiba qual o órgão/entidade competente, é possível fazer a busca por assunto, e o próprio sistema informará qual o órgão/entidade adequado.
Canais de prestação
Web :O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site, em https://falabr.cgu.gov.br/
Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Nenhuma documentação é necessária
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Identificar-se
Você será enviado à página de identificação, onde há a opção de requerer que seus dados de identificação não sejam divulgados.
Caso deseje, você poderá escolher salvar seus dados, e para isso deverá criar uma senha para acessar o sistema. Esse cadastro será utilizado para que você possa registrar outras manifestações no futuro.
Atenção: No caso das denúncias há a possibilidade de não se identificar, mas somente usuários identificados podem acompanhar e receber resposta da sua denúncia
Canais de prestação
Web :O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site
Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documentação em comum para todos os casos
Os dados pedidos são nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação a sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, e-mail e endereço. Apenas nome e e-mail são obrigatórios.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Descrever a manifestação
Na mesma página, logo após a área de identificação, você irá detalhar sua manifestação, podendo inclusive incluir, caso deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la. Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros. Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.
Ao final da página, no canto esquerdo, você deve marcar o box no sistema de segurança confirmando que você não é um robô , e depois clicar no botão concluir.
Canais de prestação
Web :O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site
Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Receber protocolo e acompanhar a manifestação
Após clicar no botão concluir, você receberá um número de protocolo. De posse do protocolo e do e-mail informado você poderá acompanhar o andamento da sua manifestação. Usuários que escolherem salvar os dados poderão acompanhar o andamento das suas manifestações informando nome de usuário e senha.
Canais de prestação
Web :O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site'>Acesse o site
Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Número de protocolo e e-mail informado; ou
Login e senha
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Receber resposta
Após a análise da manifestação, o órgão/entidade irá encaminhar a resposta por meio do sistema, onde você poderá consultá-la.
Canais de prestação
Web :O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site
Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Número de protocolo e e-mail informado; ou
Login e senha
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Iniciar a manifestação
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoANTONIO EDGARD SANTOS DE JESUS
Ouvidor
Telefone: (61) 3247-6301
Email: ouvidoria@funai.gov.br
Coordenadora de Ouvidoria
JULIANA DE AGUIAR LENGRUBER
Telefone: (61) 3247-6302
Email: couvid.ouvidoria@funai.gov.br
Este é um serviço do(a) Fundação Nacional dos Povos Indígenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço