O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Auxílio financeiro concedido a alunos de ensino médio, técnico e de graduação que participam de projetos de pesquisa no IFCE, contemplados por editais de apoio. Os editais para concessão de bolsas são publicados no site do IFCE, no endereço https://ifce.edu.br/prpi/editais, a depender da modalidade ofertada.
Modalidades de bolsas ofertadas:
• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) – IFCE/CNPq/FUNCAP; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr/ Pibic-EM) –
• IFCE/CNPq; e
• Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti) -IFCE/CNPq.
Esses programas de bolsa são mantidos em parceria entre IFCE, CNPq e Funcap e visam a apoiar a política de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico desenvolvida nas instituições de ensino e/ou pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação (Pibic e Pibiti) e estudantes do ensino médio (Pibic Jr/ Pibic-EM) integrados na pesquisa científica.
- A bolsa terá duração de até doze meses.
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Estudantes do IFCE de ensino médio, técnico e graduação, regularmente matriculados, que atendam aos requisitos definidos em cada edital, de acordo com as especificidades.
Para o bolsista:
- Ser aluno regularmente matriculado em cursos de ensino médio, técnico ou graduação do IFCE, conforme especificidade de cada edital;
- Ser indicado conforme critérios estabelecidos pelo orientador do projeto de pesquisa submetido ao edital e possuir rendimento acadêmico compatível com o projeto de pesquisa que executará;
- Possuir currículo lattes;
- Possuir bom rendimento acadêmico, comprovado através do histórico escolar atualizado, não tendo reprovações no período de vigência da bolsa;
- Não possuir vínculo empregatício, durante a vigência da bolsa;
- Não ser beneficiário de outra modalidade de bolsa do IFCE;
- Outros requisitos poderão ser definidos conforme especificidade de cada edital.
- Professores do ensino básico, técnico e tecnológico efetivos do IFCE.
Para o orientador/coordenador do projeto:
- Ter produção recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área e devidamente inserida na Plataforma Lattes do CNPq;
- Ser professor do ensino básico, técnico e tecnológico efetivo do IFCE;
- Possuir titulação mínima, definida em cada edital;
- Fazer parte de grupo de pesquisa do IFCE atualizado e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE;
- Estar em pleno exercício de suas atividades durante todo o período de vigência da bolsa;
- Estar adimplente com o IFCE;
- Dispor de carga horária para orientar o bolsista, visando ao pleno desenvolvimento das atividades previstas para a pesquisa, assim como para a preparação de artigos e resumos científicos;
- Outros requisitos poderão ser definidos conforme especificidade de cada edital.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Submissão das propostas, avaliação e distribuição de cotas
Os editais de seleção de propostas são publicados no site do IFCE, em https://ifce.edu.br/prpi/editais. Os candidatos a orientador interessados em pleitear bolsa deverão submeter suas propostas por meio da plataforma NL ou conforme definido em edital.
Canais de prestação
Web :A submissão das propostas poderá ser realizada por meio da Plataforma NL, a depender do edital, no endereço Acesse o site .
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Projeto de pesquisa e currículo lattes do candidato a orientador
-
Outros documentos poderão ser solicitados, conforme especificidade de cada edital
Tempo de duração da etapa
Até 120 dia(s) corrido(s) -
-
Indicação do estudante bolsista e encaminhamento da documentação necessária para a implantação da bolsa
A definição do bolsista deve ser feita por indicação do orientador do projeto selecionado, conforme especificação do edital. O orientador do projeto classificado e/ou o bolsista selecionado deverão apresentar a documentação necessária para implantação da bolsa.
Canais de prestação
Web :A definição e indicação do bolsista, bem como o envio da documentação necessária, devem ser realizadas por meio da Plataforma NL, a depender do edital, no endereço Acesse o site
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cópia dos documentos RG e CPF do aluno bolsista
-
Histórico e declaração de matrícula
-
Dados bancários
-
Outros documentos poderão ser solicitados, conforme o edital
Tempo de duração da etapa
Entre 15 e 30 dia(s) corrido(s) -
-
Entrega de relatório de atividades
O pesquisador e/ou estudante contemplados com a bolsa deverão efetuar sua prestação de contas apresentando a documentação comprobatória definida em cada edital.
Canais de prestação
Web :A entrega de relatório de atividades e o envio da documentação necessária devem ser realizados por meio da Plataforma NL, a depender do edital, no endereço Acesse o site.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Relatório final
-
Comprovação da produção científico-tecnológica (artigo científico, anais, certificado, livros, patente, desenho industrial, programa de computador, etc.)
-
Outros documentos poderão ser definidos em cada edital
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s) -
-
Submissão das propostas, avaliação e distribuição de cotas
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 18 mês(es) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO tempo para total do serviço, desde a publicação do edital até prazo final para envio de relatório, poderá variar de acordo com a complexidade do edital.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoInstituto Federal do IFCE -R. Jorge Dumar, 1703 – Jardim América, Fortaleza - CE, 60410-426 Telefone: (85) 3401-2328 E-mail: pesquisa.prpi@ifce.edu.br.
Portal Oficial dos editais da PRPI/IFCE: https://ifce.edu.br/prpi/editais
Tendo em vista a pandemia de Covid-19, o IFCE não está fazendo atendimento presencial e telefônico deste serviço.
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei n° 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço