O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual de aprendizagem que permite a concepção, a administração e o desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional a distância ao processo de ensino-aprendizagem.
A pessoa interessada em realizar algum curso no AVAMEC, que é ofertado por alguma instituição parceira, deve realizar seu cadastro no AVAMEC e se inscrever no curso desejado. Após ter a inscrição efetivada, o cursista terá acesso ao conteúdo do curso e deverá realizar as atividades propostas. Se o curso estiver configurado para emitir documento de conclusão, o cursista poderá emitir seu documento diretamente na plataforma.
Antes de realizar a inscrição em um curso, é importante ler todas as informações contidas nele, como os pré-requisitos para participação, as metodologias, os critérios para realização do curso e as informações de emissão de documento de conclusão, pois cada curso possui configurações distintas para atender às suas especificidades
-
Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa interessada em realizar os cursos ofertados pelas instituições parceiras e que atender aos pré-requisitos definidos em cada curso.
Os requisitos necessários para participar de um curso no AVAMEC irá depender das configurações de cada curso ofertado, podendo ser:
- aberto para qualquer pessoa realizar;
- disponível para pessoas que possuem o código de inscrição de uma turma do curso;
- configurado com critérios de seleção, em que a inscrição de cada pessoa será validada pelo responsável pelo curso;
- curso fechado, em que os administradores irão realizar a matrícula dos alunos selecionados.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar o cadastro e a autenticação no sistema
É possível se autenticar no AVAMEC com e-mail ou CPF e senha cadastrados no AVAMEC ou com o cadastro no gov.br. Caso não tenha cadastro em nenhum dos dois ambientes, o usuário poderá realizar o cadastro no AVAMEC na opção Cadastre-se, disponível na tela de autenticação e, em seguida, se autenticar no sistema com e-mail ou CPF e a senha cadastrada.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
-
Realizar inscrição no curso desejado
Na página de informações do curso, realize a inscrição na opção Inscrever.
Para confirmar a inscrição é preciso informar os dados solicitados e, em seguida, confirmar a inscrição. Se existir mais de uma turma com inscrição aberta no curso, será necessário selecionar uma delas para prosseguir com a sua inscrição.
Os dados que devem ser informados na tela de inscrição e a confirmação da inscrição como cursista do curso vão depender da forma de ingresso configurada para o curso.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Alguns cursos, configurados para inscrição com validação, solicitam documentos para realização da inscrição. Estes documentos serão definidos pelos gestores destes cursos.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
-
Acessar o curso, seus conteúdos e realizar as atividades propostas
Na página inicial de um curso, serão apresentados os conteúdos (módulos e respectivas unidades) e o menu de acesso às funcionalidades e às ferramentas disponíveis no curso. Para os cursistas também são apresentadas a situação deles no curso e uma marcação para cada unidade que já foi concluída. Na página inicial do curso, é possível acessar o conteúdo a partir do último acesso ou acessar cada unidade e realizar as atividades propostas no conteúdo e nas ferramentas do sistema.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar download do documento de conclusão
Os downloads do certificado, declaração ou atestado de todos os cursos que o cursista está aprovado e que emitem documento de conclusão, são disponibilizados na opção Meus documentos, localizada no menu de usuário. E no menu do curso é apresentada a opção para realizar o download do documento de conclusão do respectivo curso.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
-
Realizar o cadastro e a autenticação no sistema
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatohttps://avamec.mec.gov.br/#/sistema/fale-conosco
Este é um serviço do(a) Ministério da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5, DE 4 DE AGOSTO DE 2021
PORTARIA Nº 280, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2020
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço