O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Laboratório de Genética Humana e Médica, o Laboratório de Imunodermatologia, o Laboratório de Análises Clínicas e o Laboratório Didático de Biotecnologia compõem uma rede de laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) dedicados a desenvolver o projeto “Identificação de RNA viral do SARS-CoV-2 por RT-qPCR em profissionais da UFPA em atividades presenciais de risco para a COVID-19”. Esta rede de laboratório do ICB presta apoio ao serviço de diagnóstico do Laboratório Central do Pará (LACEN) e está completamente integrada ao sistema de vigilância epidemiológica as Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde e participa, também, da busca ativa de casos de COVID-19 no estado do Pará.
Além de prestar apoio técnico e científico ao LACEN, a rede de laboratórios do ICB já realizou cerca de 3.000 testes em aproximadamente 2.500 pessoas (servidores docentes e técnicos administrativos; contratados das empresas de limpeza e segurança; bolsistas, estagiários e familiares dos indivíduos contaminados da Universidade Federal do Pará), que permaneceram em atividades presenciais, além de contatos familiares dos casos positivos. Como parte da ação integrada desta rede de laboratórios, a mesma foi a primeira no país a implantar oficialmente a coleta de saliva na rotina do diagnóstico da COVID-19 com resultados de extrema qualidade e reprodutibilidade, em comparação aos protocolos internacionais e do próprio Ministério da Saúde.
O serviço é parte da pesquisa “Identificação de RNA viral do SARS-CoV-2 por RT-qPCR em profissionais da UFPA em atividades presenciais de risco para a COVID-19”, aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (CAAE 31620320.8.0000.0018), financiado pela Universidade Federal do Pará por meio de fundos do Ministério da Educação oriundo de Termo de Execução Descentralizada No. 9.279 “Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavirus”, plano interno de execução orçamentária MSS45G01CVN, que propiciou a aquisição de insumos e equipamento automatizado que possibilitou a execução de testes com maior confiabilidade e rapidez.
Os indivíduos são atendidos de acordo com o grau de exposição à COVID-19 e informados ao Diretor das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPA que informará ao ICB os indivíduos relacionados dentre aqueles que desenvolvem atividades presenciais na Unidade. Deve ser dada preferência àqueles que tiveram contato com pessoas doentes ou portadoras de sintomas e os que não realizaram nenhum tipo de teste para COVID-19.
Os usuários atendidos receberão o resultado do teste e quando contaminados serão encaminhados ao serviço de saúde do município para a adoção das medidas clínicas necessárias.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Indivíduos suscetíveis à infecção pertencentes à comunidade da UFPA (servidores docentes e técnicos administrativos; contratados das empresas de limpeza e segurança; bolsistas e estagiários e familiares dos indivíduos contaminados).
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Informar a sua chefia imediata a presença de sintomas ou se houve contato próximo com pessoas infectadas por COVID-19
Canais de prestação
E-mail :E-mail da chefia imediata de cada usuário.
Telefone :Telefone da chefia imediata de cada usuário.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Aplicativo móvel :WhatsApp da chefia imediata.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Preencher o formulário epidemiológico
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Entre 1 e 3 dia(s) corrido(s) -
Apresentar-se no dia agendado para realização da coleta
Canais de prestação
Presencial :No local informado no agendamento.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Até 11 dia(s) corrido(s) -
Acessar resultado
Canais de prestação
Web :E-mail :E-mail do usuário.
Tempo de duração da etapa
Até 3 dia(s) corrido(s) -
Receber encaminhamento para o serviço de saúde do município quando contaminado
Canais de prestação
E-mail :E-mail do usuário.
Aplicativo móvel :WhatsApp do Usuário.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
-
Informar a sua chefia imediata a presença de sintomas ou se houve contato próximo com pessoas infectadas por COVID-19
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 5 e 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoLigue para (91) 3201-71 e (91) 3201-7843 ou envie mensagem para os e-mails jrvieira@ufpa.br e akely@ufpa.br
Este é um serviço do(a) Universidade Federal do Pará . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço