O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Este serviço trata de solicitação de reavaliação de providência administrativa (interdição) de aeródromo de uso privativo, cujo objeto motivador tenha sido o vencimento da portaria de cadastro até a data de 29 de fevereiro de 2024, sem o devido requerimento de renovação cadastral protocolado na Agência até a mesma data.
Até a referida data, encontrava-se em vigor a Resolução ANAC nº 158, de 13 de julho de 2010, que conferia a validade de 10 (dez) anos aos atos de registro de aeródromos de uso privativo.
Neste contexto, era essencial que os proprietários de aeródromos de uso privativo estivessem atentos à validade da Portaria cadastral, a fim de solicitar sua renovação tempestivamente, sob pena de emissão de providência administrativa de interdição do aeródromo até a devida regularização.Com a entrada em vigor da Resolução nº 736, de 09 de fevereiro de 2024, a partir de 01 de março de 2024 os processos de renovação cadastral foram descontinuados no âmbito da Agência, uma vez que, conforme disposto no Art. 10, os atos de registro de aeródromos de uso privativo não possuirão mais validade.
Em relação aos aeródromos interditados por vencimento da Portaria de cadastro até a data de 29 de fevereiro de 2024, o pedido de regularização cadastral deve ser realizado mediante peticionamento inicial de processo do tipo "Aeródromos: Reavaliação de Medida Cautelar por Vencimento de Portaria de Aeródromo de Uso Privativo", seguindo as etapas descritas nesta página.
Atenção! No caso de ser identificada pela ANAC a necessidade de atualização de informações cadastrais do aeródromo, o processo de reavaliação de medida cautelar será processado como alteração cadastral e, quando do seu deferimento, será emitida uma nova Portaria de atualização e alteração, sem validade, tendo em anexo a LCA atualizada. Adicionalmente, será providenciada a retirada da medida cautelar publicada no AISWEB. Caso o interessado tenha a intenção de já solicitar alteração cadastral junto com a reavaliação de medida cautelar, será necessário o envio de dois requerimentos: um solicitando a reavaliação da medida cautelar e outro a alteração cadastral pleiteada. Para maiores informações sobre alterações cadastrais, clique aqui. -
Quem pode utilizar este serviço?
Todo proprietário de Aeródromo de uso privativo ou seu representante legal, devidamente qualificado, conforme disposto na Portaria nº 3352/SIA/2018 anexo II)
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Etapas para a realização deste serviço
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Reunir documentos necessários e enviar à ANAC
Canais de prestação
Web :Peticionamento Eletrônico via SEi!
Para acessar, siga instruções do Guia - Protocolo Eletrônico.
Processo do tipo "Solicitação de reavaliação de interdição por vencimento de portaria de aeródromo de uso privativo"
Guarde o número do processo para acompanhar o andamento, via Pesquisa Pública de Processos e Documentos.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Documentação
Documentação em comum para todos os casosCaso tenha havido troca dos representantes e/ou responsáveis indicados em processo anterior:-
Formulário Qualificação De Responsáveis por Aeródromo Privado
Se o operador de aeródromo já tiver apresentado seu instrumento de outorga anteriormente e estiver válido, esse documento não será exigido.
Em caso de necessidade de delegar poderes a uma pessoa física ou jurídica para representar o proprietário do aeródromo-
Documentação que comprove a delegação de poderes. Além disso, o interessado deve preencher o campo específico para inserção dos dados do representante pessoa física ou PJ no Requerimento de Cadastro.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Acompanhar a publicação, em caso de deferimento.
Após análise favorável ao deferimento da solicitação, a ANAC publica a Portaria de registro do aeródromo de uso privativo no Diário Oficial da União, e inclui a Lista de Características do Aeródromo (LCA) no processo SEi!.
Canais de prestação
Web :Consulta via Pesquisa Pública de Processos e Documentos.
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Reunir documentos necessários e enviar à ANAC
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoQuaisquer dúvidas adicionais podem ser apresentadas diretamente pelo Sistema de Manifestações da ANAC ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Informações adicionais ao tempo de validadeAs portarias de cadastro de aeródromos da ANAC possuem prazo de validade de 10 anos, devendo ser realizado o processo de renovação cadastral antes do vencimento da portaria em vigor.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço