O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O exame de Urodinâmica tem como objetivo demonstrar a função do trato urinário inferior. Em termos práticos, ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento (micção normal).
De um modo geral, a urodinâmica está indicada:
- Se há vários sintomas urinários associados, como: urgência urinária, incontinência urinária, nictúria, perda urinária involuntária e etc.;
- Antes de qualquer tratamento cirúrgico para incontinência urinária de esforço (IUE);
- Se os tratamentos (clínico ou cirúrgico) para incontinência urinária não apresentaram resultados satisfatórios;
- Se há incontinências urinárias recidivantes;
- Em pacientes com antecedentes de cirurgias da pelve;
- Em pacientes submetidas à radioterapia na região pélvica;
O resultado final é o diagnóstico das causas dos sintomas urinários na mulher através do laudo urodinâmico para definir a conduta do tratamento.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
Para ter acesso ao serviço o usuário deverá ter sido agendado pela Atenção Básica de Saúde através do Sistema de Regulação em Saúde e atender aos critérios para realizar o exame de urodinâmica, que são:
1. Pacientes do sexo feminino com mais de 18 anos;
2. Possuir exame de urina (EAS+URINOCULTURA) negativo para infecção urinária com intervalo de no máximo 1 (um) mês anterior ao estudo urodinâmico;
3. Mulheres com sintomas urinários (incontinência urinária, frequência, urgência, nictúria, enurese) avaliadas pelo ginecologista geral com indicação de estudo urodinâmico. -
Etapas para a realização deste serviço
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Realizar procedimentos de identificação
Na recepção do IFF apresentar a identificação pessoal.
No Arquivo Médico identificar-se para abertura do prontuário e geração do Cartão de Identificação IFF.
Na recepção do Ambulatório de Ginecologia, entregar o Cartão de Identificação IFF e a Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação.
Canais de prestação
Presencial :Avenida Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22250-020
Tempo estimado de espera : Até 45 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Guia de encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde
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Carteira de identidade
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Realizar o Exame de Urodinâmica
Inicialmente, será orientado pela equipe de urologistas sobre o procedimento e avaliados o exame de urinocultura, para confirmar a viabilidade da realização do exame.
O procedimento será realizado de acordo com o protocolo do IFF e o resultado anexado ao prontuário e entregue a via do paciente.
Canais de prestação
Presencial :Esta etapa será realizada na sala de exames da unidade de internação da ginecologia.
Avenida Rui Barbosa,716 - Flamengo - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22250-020
Tempo estimado de espera : Até 2 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Exame de urinocultura com resultado negativo
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Realizar procedimentos de identificação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 3 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Avenida Rui Barbosa,716 - Flamengo - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22250-020
Site: http://www.iff.fiocruz.br
Horário de atendimento: O atendimento é quinzenal e realizado às segundas-feiras, de 8 às 17h.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço