Realizar cirurgia no HCPA
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
Última Modificação: 05/06/2023
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O que é?
O tratamento cirúrgico no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) deve ser proposto por uma das equipes médicas da Instituição. A cirurgia pode ser em caráter eletivo, quando exige internação prévia ao procedimento ou por via ambulatorial sem necessidade de internação. E, em caráter de urgência/ emergência quando o paciente estiver internado na emergência ou em unidade de internação com esta indicação. Cirurgia eletiva é quando a realização pode ser programada e cirurgia de urgência/emergência, quando deve ser realizada em até 48 horas e/ou de forma imediata. A assistência no Hospital de Clínicas, como área de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será prestada por professores da UFRGS e demais médicos do Corpo Clínico, com a participação de residentes e estudantes de graduação e pós-graduação da equipe multiprofissional.
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Quem pode utilizar este serviço?
Pacientes em atendimento no HCPA com indicação médica para o tratamento cirúrgico, regulados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre ou Secretaria Estadual de Saúde (SES).
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Etapas para a realização deste serviço
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Comparecer para cirurgia
Todo o paciente para realizar cirurgia deve vir acompanhado por um adulto. Em caso de criança deve vir acompanhado pelo responsável legal. Cirurgia com internação prévia: comparecer na admissão, na data e hora definida para internar, conforme orientação da equipe médica. Cirurgia Ambulatorial ou de Hospital Dia: comparecer diretamente no local do procedimento (Bloco Cirúrgico, no Centro Cirúrgico Ambulatorial ou Hemodinâmica) conforme a orientação da equipe médica.
Canais de prestação
Presencial :Dirigir-se à Recepção do Ambulatório (Bloco C), Av. Protásio Alves nº 211, Porto Alegre/RS, para liberar o acesso ao Setor de admissão e Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA). Dirigir-se à Recepção do Bloco B, Ramiro Barcelos nº 2350, Porto Alegre/RS, para liberar o acesso à Hemodinâmica ou ao Bloco Cirúrgico.Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos- Documento oficial com foto do paciente adulto. Paciente menor de 18 anos, apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade acompanhado pelo representante legal (pai ou mãe ou pessoa que tenha a tutela do paciente); Documento oficial com foto do acompanhante, ou do representante legal. Termo de consentimento livre e esclarecido para a realização do procedimento, fornecido previamente pela equipe médica, devidamente assinado pelo paciente ou seu representante legal/responsável.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Comparecer para cirurgia
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato: Telefone (51) 3359.8262 Este é um serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em caso de dúvidas, favor contatar: Recepção Bloco cirúrgico: 3359.8299 Recepção Centro Cirúrgico Ambulatorial: 3359.8282 Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar: https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br.
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioO atendimento de cirurgias eletivas é com horário previamente agendado, sendo que em algumas circunstâncias, situações de urgência/emergência a prioridade será definida conforme a necessidade daquele momento.
Ouvidoria
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço