O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
As cirurgias de pequena e média complexidade realizadas pelo IFF destinam-se ao tratamento da maioria das doenças ginecológicas como: hemorragias genitais; mioma uterino; cisto de glândula de bartholin; cistos paraovariano; aderências pélvicas; hidrossalpinge; sangramento na pós menopausa; espessamento endometrial na pós-menopausa; sangramento na perimenopausa com suspeita de lesão endometrial; pólipo endometrial; mioma submucoso; septo uterino e distopias genitais com indicação de cirurgia (prolapso do útero, cistocele e retocele e IUE) e patologias da mama e colo do útero com indicação de cirurgia e/ou necessidade de exérese cirúrgica da lesão.
Os procedimentos cirúrgicos ginecológicos realizados no IFF, na sua grande maioria, são cirurgias histeroscópica e videolaparoscópicas e as vias abdominal, vaginal, mama são as mais utilizadas. São eles: avaliação de permeabilidade tubária; exérese de cisto paratubário; histerectomia total; miomectomia; ooforectomia; pan-histerectomia; laqueadura tubária por via vaginal ou videolaparoscópica; lise de aderências pélvicas; ressecção de lesão endometrial e salpingectomia.
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
Ter sido indicada pelo ambulatório de Ginecologia do IFF através do formulário indicação cirúrgica.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar procedimento de acesso ao hospital
Na recepção do IFF, apresentar o Cartão de Identificação IFF. Na recepção do Ambulatório de Ginecologia, entregar o Cartão de Identificação IFF para registro na Agenda Eletrônica. Na sala de Enfermagem, realizar o teste COVID e, caso o resultado seja positivo, a data da cirurgia será adiada por 2 (duas) semanas e a paciente aguardará a comunicação da área cirúrgica. Para a admissão cirúrgica, a paciente é encaminhada ao Arquivo Médico para registro e em seguida à Enfermaria da Ginecologia.
Canais de prestação
Presencial :Esta etapa é realizada na recepção do IFF, no ambulatório de Ginecologia e na sala de enfermagem da Ginecologia. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
Tempo estimado de espera : Até 45 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cartão de Identificação IFF
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Submeter-se à intervenção cirúrgica ( cuidados pré, trans e pós operatório)
Esta etapa consiste em cuidados pré, trans e pós operatório.
A preparação é realizada na Enfermaria, a fase trans é realizada no Centro Cirúrgico e a fase pós é realizada na Enfermaria da área da Ginecologia.Canais de prestação
Presencial :Esta etapa é realizada na Enfermaria e no Centro Cirúrgico da Ginecologia. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Exames
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Receber alta hospitalar
Esta etapa consiste na alta médica, avaliação e orientação pela equipe de enfermagem, fornecimento de medicamentos para uso domiciliar conforme prescrição da alta, agendamento de consulta do pós operatório no ambulatório de ginecologia e apresentação no Arquivo Médico para registro da alta.
Observação: Após a alta hospitalar, retornar na data agendada para a consulta de pós operatório. O tempo transcorrido entre a alta hospitalar e a consulta de pós operatório é de aproximadamente 10 dias.
Canais de prestação
Presencial :Esta atividade é realizada na Enfermaria, na Portaria do 3º andar, na Recepção do Ambulatório de Ginecologia e na Recepção do Arquivo Médico. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF
Endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
Tempo estimado de espera : Até 60 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Autorização de Saída
-
Receita Médica
-
Resumo de alta
-
Licença médica
-
Cartão de identificação do IFF
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Realizar consulta de pós-operatório
Nesta etapa serão avaliadas as condições da paciente em relação à recuperação da cirurgia. Se for identificada alguma complicação, a paciente será submetida a tratamento médico e cirúrgico, em função da gravidade do caso.
Canais de prestação
Presencial :Esta etapa será realizada no consultório de ginecologia. Estes canal estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
Tempo estimado de espera : Até 40 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cartão de Identificação IFF
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Realizar procedimento de acesso ao hospital
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 20 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO tempo pode variar de acordo com a necessidade de novos exames, diante de novos achados clínicos.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - CEP: 22250-020 - Rio de Janeiro, RJ
Telefones: (21) 25541727 ou (21) 25541728 ou (21) 25541923
Site: http://www.iff.fiocruz.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta de 8 às 17h.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço