O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
É responsabilidade do vendedor comunicar ao Registro Aeronáutico Brasileiro em até 30 (trinta) dias, contados do último reconhecimento de firma por autenticidade no Título de Transferência de Propriedade, que a aeronave foi vendida.
É importante ressaltar que a Comunicação De Venda pode estar assinada somente pelo vendedor, mas deve estar em conjunto com cópia do Título de Transferência de Propriedade em que ambos assinam. Se não estiver acompanhada deste documento, a comunicação de venda deve apresentar as assinaturas de ambas as partes.
Para mais informações, consulte a página do Rab Digital.
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Quem pode utilizar este serviço?
O proprietário registrado de aeronave que efetuou a venda desta ou seu representante legal
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Etapas para a realização deste serviço
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Realizar a comunicação de venda de aeronave
Em até 30 (trinta) dias da venda, contados do último reconhecimento de firma, deve ser enviada a seguinte documentação à ANAC:
Canais de prestação
Web :O requerente pode fazer a solicitação pelo sistema Rab digital. O sistema é autoexplicativo e declaratório. Os arquivos anexados deverão estar na extensão .pdf
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cópia da comunicação de venda assinada pelo vendedor e comprador, com as firmas reconhecidas em cartório
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Caso o comprador não tenha assinado a comunicação de venda, deverá ser apresentada Cópia do título de transferência assinado pelo vendedor e comprador
Caso algumas das partes seja Pessoa Jurídica, cópias simples de:-
Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;
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Documentos constitutivos da sociedade: contrato social ou estatuto social, consolidados e arquivados no órgão competente;
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Instrumento de nomeação dos administradores (ata da assembleia geral que elegeu a atual diretoria no caso de sociedade anônima ou aeroclube) devidamente registrado;
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No caso de firma individual: registro de firma individual no órgão competente;
Caso alguma das partes seja pessoa física:-
Comprovação de endereço: declaração preenchida a partir do modelo disponível no site da ANAC e assinada pelo interessado (não é necessário reconhecer firma);
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Cópia Simples de RG e CPF das partes.
Caso exista registro de contrato de direitos de uso (arrendamento operacional, comodato, entre outros) em vigor sobre a aeronave:-
Distrato do contrato ou anuência do operador sobre a venda da aeronave.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Solucionar pendências
A ANAC avalia a documentação e, caso seja identificada incompletude ou não conformidade, notifica o solicitante, para que corrija a pendência.
Canais de prestação
Web :A consulta pública do SEI é a forma mais rápida de obter informações sobre o andamento do processo
A pesquisa se dá por marca ou número do processo. "Sobrestamento" indica documentação pendente para deferimento do processo, com as pendências encontradas. Um processo com documentação adequada é deferido sem sobrestamento.
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s)
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Realizar a comunicação de venda de aeronave
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço